Outras modalidades

Bruno Senna minimiza pressão e prevê disputa acirrada

07 mar 2012 às 11:51

Contratado pela Williams, Bruno Senna terá que apresentar bom desempenho nesta temporada para permanecer na Fórmula 1 em 2013. O piloto brasileiro assinou contrato por apenas um ano com a equipe inglesa, mas garantiu que não se sente pressionado por conta disso. O acordo de Felipe Massa com a Ferrari também se encerra nesta temporada, o que deixa o automobilismo sob risco de não ter representantes na Fórmula 1 no próximo ano.

"Todos os pilotos, independentemente de serem brasileiros ou não, têm a pressão grande para entregar resultados. Ser brasileiro ou não, não faz diferença no contexto da Fórmula 1. Claro que é muito importante para a gente ter brasileiros na Fórmula 1, mas estamos fazendo sempre o máximo que podemos, independentemente da duração do contrato. Acho que esse é o começo da minha carreira; com um bom trabalho neste ano, a gente pode estender esses contratos e, se Deus quiser, ficar bastante no futuro", disse Bruno Senna.


Bruno Senna confirmou que o objetivo da Williams para 2012 é somar pontos regularmente. "A intenção da equipe sempre foi estar de volta aos dez primeiros, algo que não é fácil porque o salto é grande em relação à performance do ano passado. Mas esta é a meta que a equipe se colocou para este ano e, pela experiência da pré-temporada, acho que a gente está competitivo neste sentido. Vai ser muito apertado entre o pessoal que está na entrada dos dez primeiros, mas a gente vai ralar bastante para conseguir estar sempre por ali, marcando os pontos", comentou.


O piloto brasileiro elogiou o desenvolvimento e o desempenho do FW34 nos testes coletivos da Fórmula 1, realizados em Jerez de la Frontera e Barcelona. Bruno Senna previu uma disputa acirrada com as equipes do pelotão intermediário da Fórmula 1, como Force India, Sauber e Toro Rosso, e avaliou que a Caterham pode surpreender. Para ele, McLaren e Red Bull são as equipes favoritas ao título.


"Todas as equipes tiveram um pulo para frente, acho que a Force India, Toro Rosso e a Sauber estão fortes. Elas tiveram uma evolução razoável em relação ao ano passado, a Lotus também parece estar forte, a Mercedes também está ali junto com tudo mundo, parece. A Ferrari não aparenta estar com tanta performance, a não ser eles estejam escondendo o jogo. E a McLaren e a Red Bull estão um pouco na frente de todo mundo, pelo que parece. Acho que a grande surpresa foi a Caterham, que está tendo uma performance razoável chegando nas equipes que estão na frente. Então vai ser bem interessante ver o que vai acontecer. Espero que a gente esteja na frente de todo mundo", avaliou.


Em 2012, o brasileiro competirá pela terceira equipe diferente na Fórmula 1, já que correu pela Hispania em 2010 e pela Renault no ano passado. Bruno Senna ressalta, porém, que apenas desta vez teve a oportunidade de fazer uma pré-temporada completa. Por isso, garante estar bem preparado para o começo do campeonato.

"Até o ano passado tudo o que eu podia fazer durante este período da pré-temporada era preparação física. Agora pudemos andar no carro, fazendo preparação técnica com os engenheiros, com a equipe e tudo isso fez toda a diferença nesta pré-temporada. Chego neste estágio do campeonato com uma preparação provavelmente melhor que terminei o ano passado na corrida do Brasil", afirmou.


Continue lendo