Acontece neste fim de semana, na Polônia, a última etapa do Circuito Mundial de Judô antes da definição dos atletas classificados para os Jogos Olímpicos de Londres. Três brasileiras vão participar da Copa do Mundo de Varsóvia: Mariana Silva (até 63kg), Maria Portela (até 70kg) e Maria Suelen Altheman (mais de 78kg), as três que ainda não garantiram a vaga olímpica matematicamente.
A competição vale 100 pontos para a medalhista de ouro, 60 para a de prata e 40 para as terceiras colocadas. Para Maria Portela, que faturou bronze no Grand Prix de Dusseldorf, na semana passada, a competição tem um gostinho especial. Ela quer aproveitar o embalo para se manter dentro da zona de classificação pelo ranking mundial, de 14 atletas, com limite de uma judoca por país.
"Consegui vencer adversárias fortes e muito bem classificadas no ranking. Isto é importante para mim, pois quero fazer diferença em Londres. A cada competição me sinto mais confiante", diz Maria Portela, atual 15.ª do ranking mundial, mas que estaria em Londres porque o Japão tem duas atletas à frente da brasileira.
Mariana Silva vive situação parecida e atualmente ocupa a última das 14 vagas olímpicas, apesar do 20.º lugar no ranking da categoria até 63kg. Já Maria Suelen Altherman atualmente tem a sétima vaga (10ª do ranking) e quer aproveitar a competição para não ter mais chances matemáticas de ficar fora da Olimpíada. Todas lutam no domingo.