Outras modalidades

Brasil no top 5 em três classes no Mundial de Vela na Espanha

14 set 2014 às 17:00

Após três dias de disputa do Mundial de Vela, em Santander, na Espanha, o Brasil está no top 5 em três classes. Na Laser, Robert Scheidt ocupa a quarta colocação. Na RS:X feminina, Patrícia Freitas é a terceira. E na 470 feminina, que começou neste domingo, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan estão na vice-liderança. Por conta das condições climáticas ruins, já que o vento demorou a aparecer e permaneceu fraco o dia todo, a organização foi obriigada a cancelar algumas das regatas.

Scheidt, que terminou o sábado na liderança, foi penalizado com uma bandeira preta na largada, o que significa que estava acima da linha no momento do tiro. Com isso, somou a 50ª colocação, que entrou como descarte, e caiu para o quarto lugar geral, com 19 pontos perdidos. O líder é o holandês Nicholas Heiner, com 11. Bruno Fontes está em quinto, com 23, e Alex Veeren é o 64ª, com 53. Por conta do pouco vento, somente uma regata foi realizada.


Na RS:X feminina, Patrícia Freitas teve um ótimo dia e subiu para a terceira colocação geral com um 2º e um 3º nas duas regatas do dia. Ela soma 16 pontos perdidos. O primeiro lugar é da francesa Charline Picon, com 6. Bruna Martinelli caiu para a 28ª posição, com 46.


Na 470 feminina, Fernanda e Ana estrearam na segunda posição no geral. Apesar do vento fraco, as brasileiras conseguiram completar as duas regatas do dia, vencendo a primeira e terminando a segunda na terceira colocação. As duas somam 4 pontos perdidos, enquanto as francesas Maëlenn Lemaitre e Aloïse Retornaz têm 3. Renata Decnop e Isabel Swan estão em 30º, com 31.


Outras classes
A Laser Radial também só teve uma regata neste domingo. Fernanda Decnop está em 37º, com 77 pontos perdidos. Tina Boabaid é a 64ª, com 79, e Odile Ginaid é a 79ª, com 101. A liderança é da chinesa Dongshuang Zhang, com 11.


Na RS:X masculina, Ricardo Winicki vinha de uma vitória na última regata no sábado, porém sofreu com o vento neste domingo e com um 14º e um 12º lugares caiu da sétima para a 15ª colocação. Ele soma 20 pontos perdidos, enquanto o líder, o polonês Piotr Myszka, tem 8. Albert Carvalho é o 50º, com 64, e Gabriel Bastos é o 81º, com 117.

Nesta segunda-feira, as classes 49er FX, 49er e Nacra iniciam suas disputas no Mundial. Martine Grael e Kahena Kunze, Juliana Senfft e Gabriela Nicolino (49erFX), Marco Grael e Gabriel Borges, Dante Bianchi e Thomas Low Beer (49er) e Samuel Gonçalves e Georgia Silva e João Bulhões e Juliana Mota (Nacra 17) são os representantes brasileiros.


Continue lendo