Com um vôlei de alto nível, a seleção masculina do Brasil bateu a Argentina por 3 sets a 0 (25/23, 25/13 e 25/22) e faturou a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023. O jogo foi na arena do Parque O’Higgins, sábado (4), e a conquista do Brasil quebrou um jejum que durava desde Guadalajara 2011.
“Nossa equipe foi crescendo durante o campeonato. Tivemos altos e baixos, claro, até no primeiro set da final foi assim. Mas tivemos resiliência, paciência nos momentos certos para sair das situações adversas e, com a força do conjunto, conquistamos esse título”, celebrou Honorato, eleito o melhor jogador de vôlei.
No primeiro set, a Argentina abriu 3 a 0, vantagem determinante para os argentinos liderarem o placar por longo do período sem que o Brasil conseguisse encostar. Até que, num contra-ataque, Adriano diminuiu a diferença para dois pontos. Foi o suficiente para a equipe inflamar e virar o placar para 21 a 20. Com bom volume de jogo, fechou em 25/23.
Leia mais:
Professor de Rolândia promove aulas gratuitas de atletismo para crianças a partir de 3 anos
Brasileira virou uma das melhores do mundo em pickleball nos EUA
Tradicionais na prova, quenianos fazem dobradinha na corrida de São Silvestre
Oitava edição da campanha Running4Help pretende arrecadar tênis para estudantes carentes em Londrina
O segundo set mostrou um Darlan imparável, com o Brasil abrindo 6 a 0, com três aces e dois ataques do jogador brasileiro. Houve muitos erros do time, no entanto, e a Argentina encostou em 7/5, quando o técnico Juba pediu um tempo providencial. O Brasil retomou a concentração, diminuir os erros e deslanchou, fechando o set com tranquilidade em 25/13.
Aces, de lado a lado, marcaram o início do terceiro set, com equilíbrio. Assim foi até a seleção brasileira abrir uma ligeira vantagem de 11/7. Daí para frente, bastou administrar a diferença até o fim, para fechar o set em 25/22 e a partida em 3 sets a 0: a medalha de ouro é de novo do Brasil.
“Mesmo num período curto, fizemos uma boa preparação para o Pan, e o balanço é extremamente positivo. Destaco mais o amadurecimento de vários desses garotos, que vai ser determinante para o futuro deles dentro da seleção brasileira”, afirmou o técnico Giuliano Ribas, o Juba.