Segundo divulgou a Confederação Brasileira de Basquete (CBB), o Brasil, apesar de já ter vaga garantida na próxima edição dos Jogos Olímpicos, quer organizar a Copa América de Basquete de 2015 tanto no masculino quanto no feminino. As competições valem como pré-olímpico para o Rio/2016.
No masculino o Brasil irá concorrer com Argentina, Canadá, México e Venezuela pelo direito de sediar a Copa América. No feminino, apenas Canadá e México também apresentaram carta de intenção para receber a competição.
"Estamos às vésperas de um ciclo olímpico inédito na história do Brasil, que será uma grande oportunidade para os nossos atletas participarem dos Jogos Olímpicos em casa pela primeira vez. Baseado nisso, essa candidatura para o Pré-Olímpico nos ajudará de forma grandiosa na preparação para esse acontecimento. Teremos metas e desafios acirrados pela frente, então isso será muito importante para o planejamento que temos até 2016", comentou Carlos Nunes, presidente da CBB.
Mesmo com a vaga já garantida nos Jogos Olímpicos, o Brasil pretende disputar e brigar pelo pódio na Copa América: "Em ambos os naipes, iremos buscar uma medalha. A CBB já tem um planejamento elaborado até os Jogos Rio/2016, então contaremos com a parceria do COB e do Ministério para fazermos uma boa campanha daqui a três anos", concluiu.