Atual tricampeão mundial de vôlei, o Brasil conheceu nesta segunda-feira três de seus adversários na edição de 2014 do campeonato, que acontecerá entre os dias 30 de agosto e 21 de setembro, na Polônia. Após sorteio realizado na cidade de Varsóvia, ficou definido que o time comandado por Bernardinho será cabeça-de-chave do Grupo B e terá no mesmo grupo a Alemanha, Coréia e Finlândia, além de um representante africano e outro da América Central e Cariba ainda indefinidos.
O representante da África será conhecido entre o final de fevereiro e início de março. O da Norceca só sairá no mês de maio. Todos os jogos do Brasil na primeira fase acontecerão na cidade de Katowice. O levantador Bruninho fez uma avaliação positiva sobre o grupo do Brasil e disse que espera jogos de alto nível.
– Ficou um grupo com times de qualidade e que têm muitas diferenças de jogo. Ainda falta o representante da Norceca, que, sem dúvida, será um adversário complicado. Também falta conhecer a equipe da África. Mas Alemanha vem crescendo a cada ano, a Finlândia é um time que sempre incomoda e a Coréia tem um jogo totalmente diferente de todas essas equipes – avaliou Bruninho.
Em 2002, a Seleção Brasileira conquistou sua primeira taça mundial na Argentina, após a vitória sobre a Rússia. Em 2006, a equipe venceu a Polônia, no Japão. Na edição passada, em 2010, a conquista foi sobre Cuba, na Itália. Além das três medalhas de ouro, o Brasil tem uma de prata, em 1982, na Argentina.