Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Vôlei

Brasil cai no grupo de Itália e Polônia na Liga Mundial

Agência Estado
01 dez 2013 às 17:59

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

Confirmando a promessa que o levou à presidência da FIVB (Federação Internacional de Vôlei), o brasileiro Ary Graça inflou ainda mais a Liga Mundial. Na temporada 2014 o torneio terá 28 seleções. Desses, oito participação da recém-criada segunda divisão. A Liga Mundial começa em 23 de maio (para o Brasil em 30 de maio) e termina em 20 de julho.

Pelo novo formato, cada chave tem quatro times. São dois grupos muito fortes, outros três mais fracos e dois grupos (na segunda divisão) formados por países de pouca tradição no vôlei. A fase final terá seis equipes: os dois primeiros de cada um desses grupos fortes, o melhor dentre os 12 times dos grupos mais fracos e mais o dono da casa. O país sede da fase final ainda não foi escolhido.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Agora as melhores seleções só jogarão entre si e não pegarão mais times sem tradição. Assim, o Brasil caiu no Grupo A, com Itália, Polônia e a sensação Irã. No Grupo B estão Rússia, Estados Unidos, Bulgária e Sérvia. Na primeira fase, volta o velho formato de seis rodadas duplas para cada time, sendo três finais de semana fora e outros três em casa.

Leia mais:

Imagem de destaque

'Por US$ 500 mil, nunca mais', diz Whindersson Nunes sobre sarrada

Imagem de destaque
Usou a Netflix

Popó volta a desafiar Pablo Marçal durante evento Mike Tyson x Jake Paul

Imagem de destaque
Terceiro revés do humorista

Em luta com 'sarrada', Whindersson Nunes perde para indiano

Imagem de destaque
Decisão unânime

Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos


A única Top 10 do mundo que terá que jogar nos grupos mais fracos é a Argentina, que caiu com Alemanha, França e Japão no Grupo D. No Grupo C, a Bélgica fará sua estreia contra Canadá, Austrália e Finlândia. Já o Grupo E terá Holanda, Coreia do Sul, Portugal e República Checa.

Publicidade


Por motivo não explicado pela FIVB, mas provavelmente por falta de recursos financeiros, Cuba, atual vice-campeã mundial e sétima do ranking, está na segunda divisão. Jogará contra as estreantes Tunísia, Turquia e México no Grupo F. No outro grupo do torneio, o G, estão Porto Rico, China, Espanha e Eslováquia, que também estreia.


Os melhores times dos grupos C, D e E jogarão um quadrangular que definirá o classificado para o hexagonal final. Na segunda divisão serão apenas dois finais de semana de jogos por grupo. Depois, os dois melhores de cada chave jogam um quadrangular pelo título.

Pelo novo sistema, o melhor time dos grupos C, D e E poderá solicitar à FIVB o direito de jogar nos grupos A ou B em 2015 no lugar do pior dentre esses oito times. A entidade não explicou em seu site oficial, porém, se há a possibilidade de promoção na segunda divisão


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade