A seleção brasileira feminina de basquete garantiu vaga na final do Pré-Olímpico ao derrotar Cuba por 66 a 53 (38 a 26 no primeiro tempo), na noite desta sexta-feira (30), na cidade de Neiva, na Colômbia. A luta pela vaga nos Jogos de Londres, em 2012, será neste sábado (1), às 22h15 (de Brasília), contra a Argentina. Só a equipe campeã da competição se classifica.
Na preliminar, Cuba e Canadá disputarão o terceiro lugar. Elas terão nova chance de ir a Londres, no Pré-Olímpico Mundial que acontecerá no ano que vem, junto com a vice-campeã em Neiva.
A cestinha do jogo desta sexta foi a pivô brasileira Erika, que atua na WNBA (liga profissional norte-americana de basquete), com 20 pontos. Damiris, com 11 pontos, foi a segunda melhor da seleção, seguida de Clarissa e Adrianinha, ambas com 9. O destaque da seleção de Cuba, Yamara Delgado, marcou com 16 pontos.
"A Argentina cresceu muito na competição. Temos que entrar com muita concentração, pois é um time que entra com muita moral depois de vencer o Canadá. Do outro lado teremos um time valoroso, tem tudo para ser um jogo muito equilibrado", afirmou o técnico Ênio Vecchi, em entrevista ao SporTV logo após a partida.
A Argentina garantiu o passaporte para a final derrotando o Canadá em um jogo acirrado: 61 a 59. A cestinha foi a argentina Paula Reggiardo, com 18 pontos no total. Os pontos decisivos foram conquistados quando faltavam apenas dois segundos para o final do jogo.