Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Fórmula 1

Bottas vence, assume a ponta e Mercedes faz história com 4ª dobradinha seguida

Agência Estado
28 abr 2019 às 12:38

Compartilhar notícia

- LAT Images
Publicidade
Publicidade

Dominante, a Mercedes conquistou neste domingo (28) um feito inédito na Fórmula 1. Valtteri Botas venceu o GP de Azerbaijão, Lewis Hamilton chegou em segundo e, assim, a equipe emplacou a sua quarta dobradinha seguida na temporada, feito que nenhuma outra escudeira conseguiu na história da categoria, iniciada em 1950.

Na prova passada deste Mundial, realizada na China há duas semanas, a escuderia das "Flechas Prateadas" já protagonizou uma grande façanha ao repetir o que não ocorria na F-1 desde 1992, quando a Williams, com Nigel Mansell e Riccardo Patrese, teve os seus dois pilotos nos dois principais postos do pódio nos três primeiros GPs daquele campeonato.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Caso conquiste o Mundial de Construtores deste ano, a Mercedes também vai igualar um feito expressivo da Ferrari, que é o de vencer por seis anos consecutivos essa disputa por equipes da F-1. Está no caminho, já que é líder disparada neste ano, com 172 pontos, contra 97 da Ferrari, a segunda, e 63 da Red Bull, que aparece no terceiro posto.

Leia mais:

Imagem de destaque

'Por US$ 500 mil, nunca mais', diz Whindersson Nunes sobre sarrada

Imagem de destaque
Usou a Netflix

Popó volta a desafiar Pablo Marçal durante evento Mike Tyson x Jake Paul

Imagem de destaque
Terceiro revés do humorista

Em luta com 'sarrada', Whindersson Nunes perde para indiano

Imagem de destaque
Decisão unânime

Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos


Para garantir esse marca histórica à Mercedes, Bottas fez uma corrida segura. O finlandês largou na pole, manteve o seu companheiro Lewis Hamilton sob controle até o final e virou a estrela, transformando a decepção da temporada passada em alegria neste ano ao assumir a ponta do Mundial de Pilotos, com 87 pontos, um a mais que Hamilton e bem à frente de Vettel, o terceiro, com 52, e Vestappen, o quarto, com 51. Foi sua quinta vitória na Fórmula 1 e a segunda nesta temporada.

Publicidade


"Foi uma corrida difícil, embora talvez não muito acontecendo na frente, Lewis estava colocando pressão sobre mim o tempo todo. Eu fiquei feliz em ver a bandeira quadriculada e levar este primeiro lugar", celebrou Bottas.


Sem forças para atacar os rivais da Mercedes, o alemão Sebastian Vettel colocou a Ferrari na terceira posição e completou o pódio O holandês Max Verstappen, da Red Bull, chegou em quarto, e Charles Leclerc, frustrado por ter perdido a pole e largado só em oitavo - fez o décimo melhor tempo no treino, mas se beneficiou das punições a Raikkonen e Giovinazzi - após um erro no treino de classificação, chegou em quinto.

Publicidade


O jovem monegasco fez uma ótima primeira metade de corrida com um ritmo muito forte e chegou a se postular como candidato ao triunfo ao liderar a prova quando Bottas e Hamilton foram aos boxes, mas o seu carro perdeu força com pneus macios. Como prêmio de consolação, Leclerc fez a volta mais rápida da pista: 1min43s009.


O mexicano Sergio Pérez, que largou em quinto no grid, terminou em sexto, seguido de Carlos Sainz Jr, em sétimo, e Lando Norris, em oitavo, que colocaram os dois carros da McLaren na zona de classificação. Lance Stroll, nono colocado com a Racing Point, e Kimi Raikkonen, décimo com a Alfa Romeo, fecharam o grupo dos dez primeiros.

Publicidade


Ao contrário do que acostuma ocorrer em no traçado de rua de Baku, neste domingo não houve acidentes impactantes. Ocorreu apenas uma situação envolvendo Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat. O australiano deu ré no carro do russo enquanto os dois estavam na área de escape. Pierre Gasly e Romain Grosjean também abandonaram a prova.


A próxima corrida da Fórmula 1 será realizada daqui a duas semanas em Barcelona, na Espanha.

Publicidade


Confira a classificação do GP do Azerbaijão:

1) Valtteri Bottas (FIN/Mercedes), 1h31min52s942


2) Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 1s524

Publicidade


3) Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), a 17s493


4) Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 27s627

Publicidade


5) Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 1min09s107


6) Sergio Pérez (MEX/Racing Point), a 1min16s416


7) Carlos Sainz Jr (ESP/McLaren), a 1min23s826


8) Lando Norris (ING/McLaren), a 1min40s268


9) Lance Stroll (CAN/Racing Point), a 1min43s816


10) Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo), a uma volta


11) Alexander Albon (TAI/Toro Rosso), a uma volta


12) Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo), a uma volta


13) Kevin Magnussen (DIN/Haas), a uma volta


14) Nico Hülkenberg (ALE/Renault), a uma volta


15) George Russell (ING/Williams), a duas voltas


16) Robert Kubica (POL/Williams), a duas voltas.


Abandonaram a prova:


17) Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso)


18) Daniel Ricciardo (AUS/Renault)


19) Pierre Gasly (FRA/Red Bull)

20) Romain Grosjean (FRA/Haas)


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade