Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Ilhas Ha'apai

'Besuntado de Tonga', Pita Taufatofua promove ajuda após tsunami e busca notícias do pai

Folhapress
19 jan 2022 às 08:20

Compartilhar notícia

- Reprodução/Facebook
Publicidade
Publicidade

Conhecido no Brasil após as cerimônias de abertura das Olimpíadas de Tóquio e do Rio de Janeiro, o atleta do taekwondô Pita Taufatofua, o "besuntado de Tonga", é uma das muitas pessoas que não tem conseguido contato com familiares nas ilhas de seu país, localizado no Oceano Pacífico e que foi fortemente afetado pela erupção de um vulcão na região –como consequência do fenômeno sísmico, também sofreu um tsunami.


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Taufatofua ganhou fama nas redes sociais pelas roupas que usou nas cerimônias dos Jogos do Rio-2016 e de Tóquio-2020. Ele é filho do governador das ilhas Ha'apai (grupo de ilhas do arquipélago de Tonga), que estava no local quando as ondas atingiram a costa do país e com quem não consegue mais contato desde então. Sua família vivia em uma casa perto da costa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fora da temporada

Lesão de Medina é rara no surfe, mas comum entre bodybuilders e lutadores

Imagem de destaque
No Estádio Erich Georg

Professor de Rolândia promove aulas gratuitas de atletismo para crianças a partir de 3 anos

Imagem de destaque
Entenda a modalidade

Brasileira virou uma das melhores do mundo em pickleball nos EUA

Imagem de destaque
Completaram em 44 minutos

Tradicionais na prova, quenianos fazem dobradinha na corrida de São Silvestre


O atleta criou uma vaquinha virtual, que até a tarde desta terça-feira (18) já havia arrecadado mais de 390 mil dólares australianos (o equivalente a mais de R$ 1,5 milhão).

Publicidade


Nas suas redes sociais, ele tem organizado a campanha de arrecadação e compilado notícias sobre o que já se sabe dos danos causados pelo vulcão, além de buscar ajudar quem também não está conseguindo contato com familiares e amigos.


Taufatofua também tem divulgado imagens da erupção, de seus efeitos, e publicado mensagens como "das cinzas viemos e das cinzas vamos ressurgir".

Publicidade


Ainda não se sabe o real impacto da erupção, pois ela também causou a queda das linhas de internet e de telefone. Imagens de satélite, divulgadas nesta terça, ajudam a mostrar parte do estrago nas ilhas.


O jornal britânico The Guardian relatou que a missão neozelandesa captou áreas de mata cobertas de cinzas e muitos desabamentos nas ilhas de Tongatapu e Kolomotua.


Segundo a agência de notícias Reuters, as imagens mostram ainda uma destruição "catastrófica" na ilha de Atata e "de extensa a catastrófica" em Fonoifua, Niniva, Nomuka e Mango. Tonga tem 176 ilhas, 36 das quais são inabitadas.

Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade