O brasileiro Thomaz Bellucci levou um susto nesta terça-feira, no início do jogo com o espanhol Pere Riba, 93.º do ranking, mas conseguiu se recuperar e venceu a partida por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/5) e 6/1, em sua estreia no Masters 1000 de Madri.
Após ajudar o Brasil a garantir vaga na repescagem da Copa Davis, no final de semana, Bellucci mostrou dificuldade no início do jogo e teve o saque quebrado logo em seu primeiro game.
Mas o tenista número 1 do País não se abateu e buscou o empate, ao impor uma quebra sobre o espanhol. O set foi decidido no tie-break, onde Bellucci foi superior.
Depois do susto, o brasileiro se impôs na partida e dominou o segundo set com tranquilidade. Faturou duas quebras seguidas e abriu 4 a 0 no placar. Riba ainda conseguiu vencer um game antes de ver o rival fechar a partida após 1h28min.
Na segunda rodada, Bellucci terá pela frente o argentino Juan Monaco, que eliminou o alemão Simon Greul. O brasileiro tentará repetir a boa atuação apresentada na decisão do ATP de Santiago, no início do ano, quando venceu o argentino e faturou seu título na temporada.
Ainda pela primeira rodada, os também argentinos Juan Ignacio Chela e Eduardo Schwank avançaram em Madri nesta terça. Chela contou com a desistência do uruguaio Pablo Cuevas, que perdia o primeiro set por 2 a 0. Schwank despachou o francês Paul-Henri Mathieu por duplo 6/3.
O alemão Philipp Petzschner derrotou o italiano Fabio Fognini, por 2 sets a 1, parciais de 6/1, 4/6 e 7/5, enquanto o romeno Victor Hanescu avançou com o abandono de Igor Andreev no segundo set. O russo venceu a parcial inicial por 6/3 e perdia a segunda por 6/5 quando desistiu do jogo.