Thomaz Bellucci amargou nesta quinta-feira mais uma eliminação precoce em uma competição da ATP em sua carreira. O tenista número 1 do Brasil foi derrotado pelo argentino Federico Delbonis logo na estreia do Torneio de Viña del Mar ao cair por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 7/5.
Cabeça de chave número 3 da competição chilena, Bellucci vinha de derrotas sofridas na segunda rodada do Torneio de Auckland e na mesma fase do Aberto da Austrália, onde sucumbiu diante do favoritismo do francês Gael Monfils. Já na competição realizada na Nova Zelândia, assim como em Viña del Mar, ele caiu diante de um tenista de ranking inferior ao dele.
Desta vez, Bellucci, atual 37.º colocado da ATP, acabou perdendo na estreia para um tenista que hoje figura na 172.ª posição do mundo. Este foi o primeiro confronto travado por ele com o argentino, que garantiu vaga nas quartas de final do torneio chileno. Agora, por uma vaga na semifinal, Delbonis irá encarar o seu compatriota Carlos Berlocq, que nesta quinta arrasou o também argentino Diego Junqueira com parciais de 6/1 e 6/0.
Este foi o terceiro torneio disputado por Bellucci neste ano. Em Auckland, após confirmar favoritismo na estreia contra o português Rui Machado, ele foi derrotado pelo belga Olivier Rochus, já na segunda rodada. Na Austrália, antes de cair diante de Monfils, o brasileiro passou pelo israelense Dudi Sela.
Com a derrota desta quinta, Bellucci também iniciou de forma negativa a sua temporada de saibro, após jogar em piso duro nas suas duas primeiras competições no ano. Mesmo com ranking bem superior ao de seu rival, o brasileiro não conseguiu se impor em sua superfície predileta.
Com apenas 43% de aproveitamento no primeiro saque, o tenista se tornou presa fácil para Delbonis no set inicial. Ao converter duas quebras de saque em três chances nesta primeira parcial, o argentino abriu 4 a 1 e depois administrou a vantagem para fechar em 6/2.
Já no segundo set, Bellucci elevou para apenas 49% o seu aproveitamento com o primeiro serviço e o argentino aproveitou as duas novas chances de quebra que teve para garantir a sua vitória. O brasileiro ainda converteu um break point e equilibrou o duelo no fim, mas não teve forças para segurar o seu rival.
E, se Bellucci foi eliminado logo na estreia, o argentino Juan Monaco confirmou a sua condição de principal cabeça de chave. Ele derrotou o russo Igor Andreev com parciais de 6/2 e 6/1 e terá pela frente nas quartas de final o espanhol Albert Montañes.