Thomaz Bellucci decepcionou ao cair diante do colombiano Alejandro Falla, nesta terça-feira, já em sua estreia no Torneio de Tóquio. O tenista número 1 do Brasil foi derrotado por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/2, e não conseguiu confirmar o seu favoritismo diante de um rival que ele já havia batido em três de quatro confrontos até então.
Atual 40.º colocado do ranking mundial, Bellucci acabou prejudicado pelo desempenho muito ruim que exibiu com o seu saque. Ele teve apenas 45% de aproveitamento no primeiro serviço, fato fundamental para que ele amargasse a sua segunda derrota em cinco duelos diante de Falla. Atual 57.º tenista do mundo, o colombiano não ganhava do brasileiro desde 2008, quando triunfou no Torneio de Indianápolis.
Depois daquele primeiro embate, Bellucci passou por Falla em dois jogos pela Copa Davis, em 2009 e neste ano, e também no ATP de Los Angeles de 2011. Nesta terça, porém, o colombiano garantiu o término do jejum ao aproveitar três de dez chances de quebrar o saque do rival no primeiro set, no qual o brasileiro converteu dois de sete break points. Já na segunda parcial, o jogador sul-americano voltou a conseguir três quebras, desta vez em seis oportunidades, enquanto o tenista número 1 do Brasil ganhou apenas um game no serviço do adversário, na única oportunidade que teve neste set.
Com a vitória sobre Bellucci, Falla enfrentará na segunda rodada o checo Tomas Berdych, segundo cabeça de chave da competição, que na última segunda-feira estreou batendo o francês Benoit Paire por 2 sets a 0.
MURRAY AVANÇA - Este dia de confrontos em Tóquio também contou com a estreia do britânico Andy Murray. Principal favorito ao título do ATP 500 japonês, o tenista número 3 do mundo superou o croata Ivo Karlovic por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (9/7) e 6/4.
Inicialmente, Murray estrearia contra Gael Monfils, um rival considerado duro para uma primeira rodada, mas o francês desistiu de jogar por causa de uma lesão no joelho direito, que foi agravada com sua participação do Torneio de Pequim na semana passada. Com isso, ele acabou sendo substituído por Karlovic, que entrou na chave principal da competição como lucky loser.
A estreia contra Karlovic, porém, esteve longe de ser uma partida fácil para Murray. O croata voltou a mostrar que é um grande sacador ao contabilizar 18 aces e ao ganhar 79% dos pontos que disputou quando encaixou o seu primeiro serviço. Desta forma, o britânico só conseguiu vencer o primeiro set no tie-break e obteve uma única quebra de saque em todo o jogo, sendo que seu rival só o proporcionou seis break points.
Após passar por Karlovic, Murray enfrentará na segunda rodada o eslovaco Lukas Lacko, que na última segunda-feira estreou arrasando o espanhol Albert Ramos por 6/0 e 6/2.
Já o espanhol Nicolas Almagro não conseguiu justificar a sua condição de quinto cabeça de chave em Tóquio ao cair já na estreia diante do japonês Tatsuma Ito, que surpreendeu com uma vitória por 2 sets a 0, com 7/6 (7/4) e 7/6 (7/5). Desta forma, o tenista da casa se credenciou para encarar na segunda rodada o russo Dmitry Tursunov, que na estreia passou pelo australiano Bernard Tomic com parciais de 6/4 e 7/5.
O canadense Milos Raonic, sexto cabeça de chave, também foi à segunda rodada nesta terça ao superar o checo Radek Stepanek por duplo 6/4. O italiano Marco Chiudinelli, o cipriota Marcos Baghdatis, o japonês Kei Nishikori, o francês Jeremy Chardy e o espanhol Tommy Robredo também venceram seus duelos do dia e avançaram à próxima fase.