A sexta-feira não foi boa para dois brasileiros nos treinos livres do GP do Japão de Fórmula 1, que acontece no domingo. Tanto Bruno Senna quanto Rubens Barrichello tiveram problemas que atrapalharam seus resultados. Enquanto o piloto da Renault foi o 14º, com 1min34s557, o da Williams foi ainda pior, terminando como 19º mais rápido, com o tempo de 1min37s123. O líder do dia foi Jenson Button, da McLaren, com 1min31s901.
Na segunda sessão, Bruno Senna acabou escapando na primeira curva, em alta velocidade, e por muito pouco não bateu na barreira de pneus. Ele ainda conseguiu voltar para a pista, mas seu desempenho foi prejudicado pelo acidente.
"Passamos o dia trabalhando em ajustes para o meu carro, fazendo várias mudanças para achar um melhor equilíbrio. O principal problema foi com as saídas de traseira do carro, especialmente uma repentina na primeira curva, que causou uma rodada, mas consegui voltar à pista sem danificar o carro, com a ajuda dos excelentes fiscais de pista", afirmou.
Já Barrichello teve um dia ainda pior, com problemas nas duas sessões. Na parte da manhã, acabou tendo um pneu furado, enquanto pela tarde sofreu um acidente. Ele escapou em uma das curvas e bateu de frente na barreira de pneus. Por conta destes percalços, o brasileiro acabou completando apenas 25 voltas no circuito de Suzuka.
"Tive um treino limitado hoje (sexta), o que foi ruim. Na sessão da manhã, um pneu furado diminuiu minha sessão e então uma saída da pista na parte da tarde me tirou dos treinos mais cedo. O carro pareceu um pouco perdido antes do acidente, então temos muitas coisas para corrigir agora", avaliou.