A nona e penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, neste domingo (10) no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), terá em destaque a atuação dos sete primeiros colocados na classificação, que sustentam chances matemáticas de conquista do título. O resultado da corrida poderá restringir o grupo dos que vão disputar a etapa final, dia 8 de dezembro em Brasília (DF), ainda em busca da taça reservada ao campeão.
Seis pilotos conquistaram vitórias nas oito corridas já disputadas e todos eles integram a lista dos que consideram combinações de resultados visando o título. O único candidato que não esteve no degrau mais alto do pódio em 2013 é justamente o atual campeão brasileiro da categoria, Leandro Totti. Cumprindo sua primeira temporada como piloto do Volkswagen número 73 da MAN Latin America/RM Competições, o paranaense está em quarto na pontuação.
Com 90 pontos na tabela, Totti não esconde a motivação para a corrida de domingo em Pinhais. "O momento é ótimo, estou contente por estar na briga pelo título em meu primeiro ano na equipe. Meu caminhão tem um rendimento ótimo, sei que tenho chance de me recuperar e buscar esse título. Nossa briga, mesmo, vai ser com o Beto", diz, citando o pernambucano Beto Monteiro, da Scuderia Iveco, que lidera a competição com 126 pontos.
Até a oitava etapa, disputada no mês passado em Guaporé (RS), Totti tinha a vice-liderança do campeonato, 14 pontos atrás de Monteiro. "Eu tive um problema com uma mangueira e fiquei fora da corrida, aí no campeonato ficou um pouquinho mais complicado, mas o bom é que esse é um problema fácil de resolver, e que já está resolvido. Não é nada no projeto, falta de desempenho de motor, nada disso. Bem pelo contrário, o caminhão é ótimo", frisa.
Vencedor de dez corridas na Fórmula Truck, o campeão de 2012 ainda busca seu primeiro triunfo pilotando um Volkswagen-MAN. "A vitória já passou raspando em algumas corridas, como em Caruaru e Cascavel. Vamos tentar de novo, claro. Mas a meta para esta corrida é terminar à frente do Beto. A equipe toda fez um trabalho minucioso no caminhão para a gente ter a condição de diminuir a vantagem dele e levar a decisão para Brasília", acrescenta.
Totti foi o vencedor da etapa em Pinhais no ano passado, corrida para a qual largou dos boxes, depois de todos os demais pilotos. "Foi opção minha e da minha equipe anterior. Eu tinha conseguido uma posição no meio do grid e sabia que havia um risco grande de uma confusão na largada me deixar fora. O caminhão estava forte e preferi largar do box pensando em terminar entre os cinco. Estava tão bom que ganhei e fui campeão", recorda o piloto.
A programação da nona etapa no Autódromo Internacional de Curitiba terá início na sexta-feira (8), com as duas primeiras sessões de treinos livres. A corrida de domingo será a partir das 13h.