Equipe brilhou no nacional com oito pódios e conquistas individuais importantes. Júlia Ribeiro (Colégio Ética) é destaque com dois ouros
A equipe Londrina/FEL/IPEC garantiu mais uma importante conquista no último final de semana. Com 136 pontos marcados, o time londrinense foi terceiro colocado geral do Campeonato Brasileiro Sub-20 de atletismo, disputado em São Paulo. As mulheres terminaram também na terceira posição, com 91 pontos, enquanto os homens fecharam com a quinta melhor campanha, com 45 pontos.
A equipe de Londrina conquistou ao todo oito medalhas, sendo três ouros, duas pratas e três bronzes. Os grandes destaques foram Maria Eduarda Ferreira, campeã do salto em altura, e Júlia Aparecida Rocha Ribeiro (Colégio Ética), que subiu ao lugar mais alto do pódio nos 400 metros rasos e no revezamento 4 x 400 metros misto, que também teve Edson Calbaizer, Paulo Henrique Romualdo e Nicole Domene.
Leia mais:
Professor de Rolândia promove aulas gratuitas de atletismo para crianças a partir de 3 anos
Brasileira virou uma das melhores do mundo em pickleball nos EUA
Tradicionais na prova, quenianos fazem dobradinha na corrida de São Silvestre
Oitava edição da campanha Running4Help pretende arrecadar tênis para estudantes carentes em Londrina
Integrante da equipe há quase quatro anos, a londrinense Júlia coleciona resultados expressivos na temporada 2022. Ela também já está garantida na Gymnasíade, em maio, na França, lidera o ranking nacional sub-20 da prova e também foi campeã estadual. A jovem já é a 14ª colocada do ranking mundial Sub-18 da prova dos 400 metros.
“Foi um final de semana maravilhoso e inesquecível. Consegui entregar o meu melhor e trazer dois resultados muito importantes para mim e toda a equipe. Saio dessa competição com a certeza de dever cumprido e muito grata pelo apoio de todos. Muito mais confiante por tudo que ainda pode vir”, vibrou a jovem promessa de apenas 16 anos. Cabe destacar que Júlia já contabiliza importantes resultados na sub-20, mas ainda pertence a uma categoria abaixo, a sub-18.
O outro ouro veio com Maria Eduarda Ferreira, no salto em altura. Gabriela Tardivo levou duas pratas, nos 3000 metros e 3000 metros com obstáculos. E os bronzes vieram com Luis Felipe Abílio e Camila Irene Abílio, ambos no lançamento do martelo, e Bianca Davi de Souza, nos 3000 metros com obstáculos. Some-se a eles o destaque de Paulo Henrique Romualdo, quarto colocado nos 110 metros com barreiras.
Para o treinador Gilberto Miranda, o resultado mostra mais uma vez o potencial do trabalho executado na formação de jovens valores da equipe. “A maioria desses atletas ainda tem idade para competir no sub-18 e já trazem resultados relevantes numa categoria acima. É um trabalho em execução, com bom potencial de crescimento. E essa estruturação que tem nos permitido nos últimos anos competir em igualdade com equipes tradicionais e com maiores investimentos. Estão todos de parabéns mais uma vez”, ressaltou o técnico.
O Projeto Londrina Atletismo conta com incentivo da Copel e Governo do Paraná, através do programa Proesporte, e tem patrocínio da Prefeitura de Londrina e Fundação de Esportes de Londrina (FEL), através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), Instituto Paranaense de Esporte e Cultura (IPEC) e Colégio Ética; e parceria da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Maximus Assistencial, Ivot Ortopedia, Ômega Diagnósticos, Espaço Saúde Integral Londrina, Uno Psicologia do Esporte, Centro do Coração e Academia AS Fitness.