A londrinense Tatiane Raquel Silva é a mais nova líder do ranking mundial de atletismo nos 2000 metros com obstáculos. Ela alcançou tal feito depois de vencer a edição da prova durante o Meeting Internacional de Puznán - Memorial Czeslawa Cybulskiego, na Polônia com o tempo de 6min01seg47. É a primeira vez em 23 anos de história que a equipe Londrina/FEL/IPEC tem um atleta no topo da lista dos melhores do mundo. Em 2022, o time londrinense teve seis atletas entre os 50 do mundo.
Para se ter uma ideia do tamanho do feito, a marca estabelece também recorde do meeting, pessoal e a coloca ainda no topo do ranking sul-americano. “Nossa, ainda não caiu a ficha. Felicidade enorme. A gente treina tanto, trabalha, se dedica, sofre, e a recompensa veio. Melhor impossível”, disse a atleta, que completou 33 anos recentemente.
Um dos grandes nomes das provas de fundo no Brasil há alguns anos, Tatiane foi escolhida pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), por meio do recurso do Programa Seleção Permanente, para treinar e competir na Europa. Em um mês, a londrinense disputou quatro meetings internacionais e venceu todos, com direito a recordes e pontos importantes somados no ranking mundial na luta pela vaga olímpica para Paris-2024.
Leia mais:
Professor de Rolândia promove aulas gratuitas de atletismo para crianças a partir de 3 anos
Brasileira virou uma das melhores do mundo em pickleball nos EUA
Tradicionais na prova, quenianos fazem dobradinha na corrida de São Silvestre
Oitava edição da campanha Running4Help pretende arrecadar tênis para estudantes carentes em Londrina
Em solo europeu, ela já havia vencido os 3000 metros no Meeting Internacional de Atletismo Jaén Paraíso Interior, na Espanha. Na oportunidade, ela estabeleceu também o novo recorde da competição com o tempo de 9min38seg28 e foi eleita a melhor atleta do campeonato no naipe feminino. Também foi a campeã da mesma prova do Meeting Internacional de Budapeste, na Hungria. O ouro veio também nos 1500 metros no Meeting Cidade de Lisboa - Memorial Moniz Pereira, em Portugal.
O gestor do projeto Londrina Atletismo, Gilberto Miranda, exaltou o feito de Tatiane. “Uma atleta com uma vontade e dedicação exemplares, que vem lutando há tantos anos para se manter entre as melhores. Desde muito jovem, a gente já notava nela essa vontade de vencer e querer estar entre as melhores do mundo. Resultado histórico para o atletismo do Brasil, do Paraná e de Londrina”, destacou.
Tatiane Raquel Silva iniciou a sua carreira há 23 anos na escolinha de formação do projeto Londrina Atletismo, que tem sede no CEFE (Centro de Educação Física e Esportes) da UEL (Universidade Estadual de Londrina).