30 de junho de 2021 ficará para sempre marcado na história do Projeto Londrina Atletismo. O sonho de ser um atleta olímpico enfim tornou-se realidade uma atleta londrinense. Formada na equipe Londrina/FEL/IPEC, Tatiane Raquel Silva, 31, foi convocada hoje pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para integrar a delegação brasileira que vai representar a modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que começam no próximo dia 23, na capital japonesa.
A oficialização da ida a Tóquio representa o maior feito da carreira da londrinense, que há anos sonha com esse chamado. "É uma coisa que não tem nem muito como explicar. É uma emoção enorme. Aquele sonho que a gente tem desde criança. Passa um filme na cabeça, desde o primeiro dia que entrei numa pista de atletismo e hoje me tornando oficialmente uma atleta olímpica, para representar o meu país. É gratificante demais, a certeza de que todo esforço valeu muito a pena”, disse, emocionada, Tatiane.
Melhor atleta do Brasil nos 3000 metros com obstáculos há alguns anos, Tatiane Raquel da Silva bateu na trave e por segundos não conseguiu a marca para ir ao Rio-2016. Mas ela não desistiu. Intensificou os treinos, participou de campings e treinamentos fora do país e conseguiu somar os pontos necessários no ranking mundial para estar na delegação brasileira que vai a Tóquio. Na atualização da lista mundial, divulgada na manhã de hoje (30), ela aparece na 17ª colocação, com 1230 pontos.
Leia mais:
Tom Brady diz que ser pai é a tarefa mais difícil de sua vida
Whindersson contra comediante: quem mais luta no card de Tyson e Paul?
Evento esportivo que comemora os 72 anos de Alvorada do Sul está com inscrições abertas
Londrina sedia o Brasileiro de Kart após 25 anos; veja a programação
Tatiane Raquel Silva iniciou sua carreira esportiva no Projeto Londrina Atletismo aos 12 anos, descoberta num dos polos da equipe. O biotipo para provas de longa distância logo foi identificado pela comissão técnica. Pelas mãos do técnico José Eugênio Zaninelli, ela deu os primeiros passos no atletismo. Já sob a orientação de Gilberto Miranda veio o primeiro título de Troféu Brasil, em 2012.
"É uma felicidade muito grande ver uma atleta que começou e tem uma história linda conosco chegando ao auge de uma convocação olímpica. Fruto de um trabalho que envolve equipe, dedicação, suor. Tatiane sempre foi uma atleta muito dedicada e merece estar onde chegou”, destacou o técnico Gilberto Miranda.
Para Tatiane, o apoio e trabalho da equipe londrinense foram fundamentais para alcançar esse feito. "Londrina pra mim é o berço de tudo. É onde nasci, cresci e me transformei na atleta que sou hoje. Representar Londrina na olimpíada hoje pra mim é imensurável, uma alegria tão grande poder retribuir tudo que fizeram por mim até hoje. Um sonho realizado, e através da equipe Londrina/FEL/IPEC, posso estar fazendo o que amo, toda estrutura que deram até hoje é só gratidão”, lembrou a atleta.
O Projeto Londrina Atletismo conta com incentivo da Copel e Governo do Paraná, através do programa Proesporte, e tem patrocínio da Prefeitura de Londrina e Fundação de Esportes de Londrina (FEL), através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), Instituto Paranaense de Esporte e Cultura (IPEC) e Colégio Ética; e parceria da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Maximus Assistencial, Ivot Ortopedia, Ômega Diagnósticos, Espaço Saúde Integral Londrina e Academia AS Fitness.
Perfil de Tatiane Raquel Silva:
31 anos
Começou no Projeto Londrina Atletismo aos 12 anos, pelas mãos do técnico José Eugênio Zaninelli.
- 45 vezes campeã brasileira em diversas categorias.
- 5 vezes campeã sul-americana.
- mais de 100 vezes campeã paranaense (diversas categorias).
- 4° e 6° lugar em pan-americanos
- campeã Ibero-americana.
- 10 vezes campeã do Troféu Brasil de Atletismo e atual recordista.
- 14° lugar na São Silvestre (2019).
- 9° lugar no Mundial Universitário
Troféu Brasil 2021
- Campeã dos 1500 metros e 3000 metros com obstáculos.
- 8 vezes campeã dos 3000 com obstáculos no Troféu Brasil, sendo sete vezes consecutivas.
- Atual tricampeã Sul-Americana
Títulos Sul-Americanos:
2006 menores
2016 universitário
2019 adulto
2020 adulto
2021 adulto