A seleção brasileira de vôlei masculino estreou nas Olimpíadas com vitória 3 sets a 0 (25/22, 25/20 e 25/14) na Ariake Arena, em Tóquio, neste sábado (24). A partida foi válida pelo Grupo B. O time voltará à quadra na segunda-feira (26), às 9h45 (de Brasília) contra a Argentina.
A equipe africana é considerada a mais fraca do grupo, que ainda tem Argentina, Rússia, Estados Unidos e França. Quando o técnico Renan Dal Zotto dizia que era preciso tomar cuidado com a Tunísia, muitos acreditavam que tratava de uma cordialidade. No entanto, os adversários assustaram os brasileiros no começo da partida.
Renan começou com a seguinte formação, Bruninho, Wallace, Leal, Lucarelli, Isac e Lucão, além do líbero Thales. A novidade ficou por conta de Isac, estreante em Olimpíadas, enquanto que Maurício Souza ficou no banco de reservas.
Leia mais:
O que tem em HD de Schumacher que preocupa família do heptacampeão?
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Renan, aliás, parecia bem confortável em quadra após grave quadro de Covid-19.
A seleção, porém, é quem estava nervosa e errou mais que o de costume. Na primeira bola do jogo, Lucão ficou na rede. A Tunísia se manteve à frente liderada pelo ponteiro Ben Tara. Lucarelli empatou (16 a 16) e Bruninho, com uma bola de xeque, pôs o Brasil em vantagem. Com a igualdade e, aparentemente, superado o nervosismo, a seleção fechou a primeira parcial com Lucarelli bloqueando Ben Tara. Foi uma singela coroação para o brasileiro mais sóbrio e nos momentos mais difíceis.
Na segunda parcial, a equipe da Tunísia se impôs no bloqueio. Quando os adversários abriram 14 a 10, o técnico Renan pediu um tempo e conversou um pouco mais com o ponta Douglas. Na volta, ele e Wallace ajudaram o Brasil a desmontar o bloqueio, a seleção passou liderar o placar (16 a 15) e fechou a segunda parcial com pouco mais de folga.
Com os tunisianos entregues e cansados, o Brasil passeou no terceiro e último set.
Após o duelo com a Argentina, o Brasil pegará a Rússia na quarta (28), os Estados Unidos (29, às 23h05 de Brasília) e encerra a primeira fase contra a França (dia 31, às 23h05).
Brasil e Tunísia fizeram a segunda partida de vôlei nas Olimpíadas de Tóquio. Antes, pelo Grupo, a Itália derrotou, de virada, o Canadá por 3 sets a 2 (26/28, 18/25, 25/21, 25/18, 15/11).