O brasileiro Thomaz Bellucci não correspondeu ao seu favoritismo nesta terça-feira e caiu logo na estreia pelo Torneio de New Haven. Após o jogo ser interrompido no segundo set por causa da chuva, o número 1 do País levou um "pneu" do eslovaco Lukas Lacko na terceira parcial e acabou derrotado por 2 a 1, com parciais de 6/4, 6/7 (4/7) e 6/0.
O revés foi o quarto do tenista paulista nos últimos cinco jogos. Acumulando derrotas nas estreias em Gstaad, na Suíça - onde defendia o título -, e no Masters 1000 de Toronto, o brasileiro só voltou a vencer na semana passada, pelo Masters de Cincinnati. Assim, Bellucci chega em baixa para o US Open. O Grand Slam nova-iorquino começa na próxima semana e ele será o cabeça de chave número 26.
Já no piso duro de New Haven, o melhor tenista do Brasil na atualidade pouco fez para justificar a sua condição de segundo favorito. Na primeira parcial, Bellucci sequer conseguiu ameaçar o saque do rival. Número 28 do mundo e especialista no saibro, o brasileiro sofria diante do 72.º colocado da ATP, que prefere as quadras rápidas.
Depois da derrota na primeira parcial, Bellucci voltou melhor para a segunda parcial e, principalmente, conseguiu encaixar o seu saque. No 11.º game, a partida foi interrompida pela chuva. No retorno, o brasileiro conquistou a vitória no tie-break, mesmo após desperdiçar cinco oportunidades de quebra durante o set.
Na parcial decisiva, Bellucci esteve irreconhecível. O aproveitamento no primeiro saque chegou a ser de pífios 35%, mas ele não conseguia confirmar os pontos nem quando encaixava o serviço. Apático, o paulista foi quebrado por três vezes e viu Lacko triunfar sem maiores dificuldades, após 2h22 de jogo.
MAIS RESULTADOS - Também nesta terça, o cipriota Marcos Baghdatis, primeiro favorito em New Haven, passou pelo russo Igor Andreev por 2 a 0 (6/2 e 6/4) e agora enfrenta o argentino Juan Ignacio Chela. Já o checo Radek Stepanek surpreendeu o chileno Fernando González, terceiro cabeça, e venceu por 2 a 0 (6/2 e 6/4). O quinto favorito Andrey Golubev, do Casaquistão, bateu o argentino Maximo González por 2 a 1 (6/3, 2/6 e 6/2).