Depois de ser fechado e quase demolido como parte das obras para que o Maracanã receba a Copa do Mundo de 2014, o Parque Aquático Julio Delamare, no Rio, está muito perto de ser reaberto. Nesta quinta-feira a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), que tem sua sede no local, anunciou a reinauguração do parque para a próxima segunda-feira.
Assim, parece chegar ao fim uma longa novela de diversas idas e vindas. Parte do Complexo do Maracanã, o parque aquático seria demolido para dar lugar a um novo prédio, mais rentável financeiramente para a empresa que vencesse a licitação do estádio. Uma decisão da Justiça chegou a vetar a demolição do Julio Delamare, mas em maio a CBDA foi praticamente expulsa do local - teve um fim de semana para retirar suas coisas.
A situação mudou depois dos protestos de julho, que afetaram diretamente o governador do Rio, Sergio Cabral, que mudou de ideia em 29 de julho. O governador disse na ocasião ter ligado para o presidente da CBDA, Coaracy Nunes Filho. "Coaracy me disse que o governo com isso estaria atendendo à natação brasileira. Diante disso, o Júlio Delamare está mantido."
Em agosto, o Julio Delamare, assim como o Estádio de Atletismo Célio de Barros, voltaram a ser tombados pela prefeitura do Rio. Ambos haviam sido "destombados" para que fossem derrubados.
Com tudo resolvido, a CBDA vai reabrir o Julio Delamare em evento que promete contar com a presença do secretário de Esportes do Estado do Rio, André Lazaroni, entre outras autoridades. Nenhum representante da prefeitura do Rio é citado pela CBDA em texto publicado no site da entidade.
O evento começará com solenidade às 10h e terá apresentações de saltos ornamentais e nado sincronizado, duas modalidades que têm no Julio Delamare seu principal local de treinamento no Rio. Entre os destaques, a saltadora Juliana Veloso, que voltou recentemente a treinar depois de dar a luz ao segundo filho.