Outras modalidades

Alonso recebe punição de 20 posições no grid da Áustria; Ricciardo perde 10

19 jun 2015 às 12:59

A McLaren já vem penando para fazer engrenar os seus carros na Fórmula 1. E nesta sexta-feira a equipe teve confirmada uma punição que fará Fernando Alonso largar no final do grid do GP da Áustria, neste domingo, em Spielberg. O piloto espanhol foi punido com a perda de 20 posições na largada desta oitava etapa do Mundial da categoria, depois de exceder o número máximo de quatro motores usados em uma só temporada.

Alonso irá usar o seu quinto motor da Honda, que está reeditando parceria histórica com a equipe inglesa a partir desta temporada. A montadora japonesa, porém, ainda não conseguiu dar ao bicampeão mundial um propulsor que fosse minimamente competitivo diante das principais forças da atualidade na F1.


Alonso ficou em 17º lugar no primeiro treino livre do GP da Áustria, nesta sexta-feira, e ainda não somou nenhum ponto neste Mundial. O inglês Jenson Button, seu companheiro de equipe, contabiliza apenas quatro após sete corridas disputadas.


A McLaren avisou a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) na última quinta-feira que teria de utilizar um quinto motor no carro de Alonso, que então já havia adiantado que seria punido pela troca do propulsor. E o espanhol perderá 20 posições no grid - e não apenas 10 como habitualmente acontece pela quinta troca de uma unidade de potência - por ter de usar, além do quinto motor de combustão interna, o quinto MGU-H (mecanismo ligado diretamente ao turbo que tem como objetivo evitar o atraso de resposta à aceleração) e o quinto turbocompressor do ano.


Outro piloto que recebeu uma punição anunciada nesta sexta-feira foi o australiano Daniel Ricciardo, que passou a usar o quinto motor V6 turbo fornecido pela Renault. O piloto da Red Bull perdeu dez posições do grid. No caso, ele recebeu a punição padrão de dez postos por ter trocado apenas um dos componentes da unidade de potência do seu monoposto.

A FIA ainda explicou que Alonso deverá ter de cumprir uma punição de tempo nos boxes (drive-through) já nas voltas iniciais do GP da Áustria, pois isso ocorre quando o piloto é incapaz de descontar na pista o número total de posições que tem a perder no grid. Como há 20 pilotos no grid, o espanhol só não teria de cumprir a punição nos boxes se largasse da pole, o que não deverá acontecer pelo nível baixo de competitividade dos atuais carros da McLaren.


Continue lendo