Mostrando que largou mesmo na frente das rivais, a Ferrari fez uma dobradinha na abertura da temporada 2010 da Fórmula 1. E o espanhol Fernando Alonso levou a melhor na disputa interna da equipe italiana, garantindo a vitória no GP do Bahrein, neste domingo, no circuito de Sakhir, e deixando o brasileiro Felipe Massa em segundo lugar.
Massa tinha largado na frente de Alonso - ambos atrás do alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, que foi o pole position -, mas perdeu a segunda posição logo na primeira volta. Depois disso, o brasileiro andou sempre atrás do espanhol, situação que se manteve até o final.
A parada nos boxes, agora sem o reabastecimento de combustível, não provocou alterações entre os primeiros colocados na etapa inicial da prova. Depois da rápida troca de pneus, Vettel manteve a liderança com certa folga, com Alonso em segundo e Massa em terceiro lugar.
Mas o carro de Vettel começou a perder rendimento na 35ª volta, quando ele foi ultrapassado por Alonso e Massa. Aí, a dupla da Ferrari dominou a prova até o final, assegurando uma vitória tranquila. Já o alemão da Red Bull ainda caiu mais, terminando em quarto lugar.
Vettel também ficou atrás do inglês Lewis Hamilton, que terminou em terceiro lugar e conseguiu levar a McLaren ao pódio no Bahrein. Enquanto isso, o alemão Michael Schumacher, em sua volta à Fórmula 1 após os três anos de aposentadoria, ficou em sexto com a Mercedes.
Além de Massa, outro brasileiro conseguiu pontuar na primeira etapa do ano. Foi Rubens Barrichello, que fez sua estreia na equipe Williams. Ele chegou em 10º lugar, o que rende agora um ponto - entre as novas regras da Fórmula 1 está a mudança no sistema de pontuação.
Para os estreantes brasileiros, o GP do Bahrein foi decepcionante. Lucas di Grassi abandonou logo na terceira volta, quando sua Virgin teve problemas. E Bruno Senna durou um pouco mais, mas o carro da Hispania também não resistiu, quebrando na 20ª volta.
Agora, a Fórmula 1 volta a se reunir daqui a duas semanas, quando acontece o GP da Austrália, marcado para o dia 28 de março, em Melbourne.
Confira a classificação final da prova:
1) Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
2) Felipe Massa (BRA/Ferrari)
3) Lewis Hamilton (ING/McLaren)
4) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
5) Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
6) Michael Schumacher (ALE/Mercedes)
7) Jenson Button (ING/McLaren)
8) Mark Webber (AUS/Red Bull)
9) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India)
10) Rubens Barrichello (BRA/Williams)
11) Robert Kubica (POL/Renault)
12) Adrian Sutil (ALE/Force India)
13) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)
14) Nico Hulkenberg (ALE/Williams)
15) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus)
16) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)
17) Jarno Trulli (ITA/Lotus)