Outras modalidades

Alonso ironiza críticas de consultor da Red Bull

08 jan 2013 às 17:00

A rivalidade entre Ferrari e Red Bull voltou à tona nesta terça-feira, a menos de um mês dos primeiros testes da Fórmula 1 em 2013. Longe das pistas, um consultor da equipe austríaca fez críticas à postura do piloto Fernando Alonso, que rebateu os comentários com ironia.

A polêmica teve início quando Helmut Marko, ex-piloto da F1, publicou uma análise sobre a temporada passada em uma revista da Red Bull. Ao comentar a disputa acirrada entre Alonso e Sebastian Vettel, o consultor da equipe disse que o espanhol perdeu o foco na briga pelo título ao se distrair com outros assuntos, como política.


"Fernando Alonso estava muito ocupado com política e comentários engraçados", escreveu Marko, ao comparar a atitude do espanhol com a do piloto alemão, que veio a se sagrar tricampeão. "Vettel ignorou tudo isso. Ele não lia os jornais ou entrava na internet. E este foi o ponto fundamental. Nós nos concentramos na tarefa de fazer o carro mais rápido e nos tornamos a melhor equipe possível".


Marko disse também que o fundador da equipe italiana, Enzo Ferrari, deverá impor maior cobrança por resultados neste ano. Na sua avaliação, a pressão sobre Alonso justificaria o comportamento "estressado" do espanhol nas últimas etapas de 2012. "Ele disse que estava competindo contra Hamilton, e não Vettel. Depois disse que estava competindo apenas contra Newey [projetista da Red Bull]. Era uma luta psicológica".


Alonso respondeu através de sua conta no Twitter: "Estou gostando de ler que a Red Bull ainda pensa que seremos o rival mais forte na próxima temporada! E isso antes mesmo do início dos testes!! Estou lisonjeado...!", registrou o piloto, ainda nesta terça-feira.


O espanhol foi o vice-campeão da temporada 2012 após liderar boa parte do campeonato. Ele só foi superado nas últimas etapas, quando Vettel impôs uma sequência de quatro vitórias seguidas. A disputa, apertada, só foi decidida na corrida final, em São Paulo. O alemão se sagrou tricampeão da categoria pela diferença de apenas três pontos no campeonato.

Neste ano, os primeiros testes terão início no dia 5 de fevereiro, no Circuito de Jerez, na Espanha. A etapa de abertura da temporada, o GP da Austrália, será disputada no dia 17 de março, em Melbourne.


Continue lendo