Campeão olímpico de vôlei de praia ao lado do parceiro Julius Brink nos Jogos de Londres, o alemão Jonas Reckermann anunciou que está se aposentando da modalidade por causa de recorrentes problemas nas costas. O jogador de 33 anos lamentou o fato de o problema físico o obrigar a encerrar a carreira, justamente após ter vivido o ápice da mesma com a medalha de ouro na Olimpíada de 2012.
"A decisão é muito difícil para mim por várias razões, mas você não pode comprar saúde, que é a coisa mais importante no fim do dia", afirmou Reckermann, em declaração reproduzida pelo site oficial da Federação Alemã de Vôlei, nesta quinta-feira.
Antes de confirmar a sua aposentadoria, Reckermann foi submetido com sucesso a uma cirurgia no ombro, em outubro, mas exames realizados em dezembro detectaram a presença de um cisto em sua espinha vertebral, que estava pressionando um nervo da parte inferior das costas.
Anteriormente, em 2006, Reckermann ficou afastado por um ano do vôlei também por causa de problemas nas costas. Com o seu parceiro campeão olímpico agora aposentado, Brink formará dupla com o seu ex-companheiro de treinamentos Sebastian Fuchs no vôlei de praia.
Reckermann e Brink se sagraram campeões olímpicos no ano passado ao derrotarem na final do vôlei de praia dos Jogos de Londres os brasileiros Alison e Emanuel, batidos por 2 sets a 1, com parciais de 23/21, 16/20 e 16/14.