Outras modalidades

Ainda fora da Rio-2016, Brasil jogará Pré-Olímpico sem medalhões

01 ago 2015 às 08:41

Ainda sem ter a certeza de que terá sua vaga assegurada na Olimpíada Rio-2016 pela cota de país-sede, a Seleção Brasileira masculina de basquete foi convocada nesta sexta-feira para uma série de torneios sem nenhum dos medalhões da NBA.

Entre as competições está a Copa América, que será disputada no México entre 31 de agosto e 12 de setembro. O torneio dará vagas aos dois finalistas na Rio-2016. Caso o Brasil não seja classificado automaticamente para os Jogos Olímpicos pela Federação Internacional de Basquete (Fiba), a competição no México será a primeira (e teoricamente mais fácil) oportunidade para o time do técnico argentino Rubén Magnano estar no Rio de Janeiro no próximo ano. Caso contrário, a outra chance seria no Pré-Olímpico Mundial, com times de todo o planeta.


Magnano chamou 15 jogadores para a Copa América e para outros três torneios que acontecerão antes (Super Desafio BRA, em Brasília; Torneio das 4 Nações, na Argentina; e a Copa Tuto Marchand, em Porto Rico). Destes, apenas dois atuam fora do Brasil, os pivôs JP Batista, do Limoges (FRA), e Augusto Lima, do Murcia (ESP). Os outros 13 atuam em clubes nacionais.


Estão fora da relação todos os atletas da NBA, como Leandrinho, Tiago Splitter, Nenê, Anderson Varejão e Raulzinho, convocados por Magnano para torneios recentes, como a Copa do Mundo de 2014. Também não foram chamados o armador Marcelinho Huertas, do Barcelona, e o ala Alex Garcia, do Bauru. Os dois foram figurinhas carimbadas do time nos últimos anos.


A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) não relacionou seus principais jogadores na esperança de que a Fiba dará ao Brasil a vaga automática de país-sede na Rio-2016. A decisão final será tomada pela entidade internacional na próxima semana, em reunião no Japão.


"Dentro do planejamento elaborado pelo Departamento Técnico e a Comissão Técnica da Seleção Brasileira, a temporada 2015 seria utilizada para dar experiência e aprimorar o desenvolvimento de alguns atletas já pensando nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e no futuro da equipe nacional. Confiamos no trabalho desenvolvido junto a Fiba no que se refere à classificação automática para os Jogos Olímpicos Rio 2016, por isso mantivemos o planejamento inicial", disse Vanderlei Mazzuchini, diretor técnico da CBB.


O Brasil pode não ter a vaga automática confirmada devido a uma dívida que a CBB tem perante a Fiba, de cerca de US$ 700 mil. O débito é referente ao convite dado pela entidade à Seleção para a disputa da Copa do Mundo de 2014, na Espanha.


Confira abaixo os convocados por Rubén Magnano:

Armadores: Larry Taylor (Mogi das Cruzes), Ricardo Fischer (Bauru), Rafael Luz (Flamengo) e Deryk (Limeira).
Ala-armador: Vitor Benite (Flamengo).
Alas: Marquinhos (Flamengo), Leonardo Meindl (Bauru) e Siqueira (Minas)
Alas-pivôs: Olivinha (Flamengo) e Toledo (Pinheiros).
Pivôs: Rafael Hettscheimeir (Bauru), Augusto Lima (Murcia-ESP), JP Batista (Limoges-FRA), Mineiro (Limeira) e Ronald (Brasília).


Continue lendo