Olimpíadas 2012

Wiggins volta a fazer história e ganha ouro no ciclismo

01 ago 2012 às 16:02

Bradley Wiggins colocou de vez o seu nome na história do esporte britânico nesta quarta-feira. Primeiro atleta da Grã-Bretanha campeão da Volta da França, ele venceu a prova do ciclismo de estrada contra o relógio e faturou a tão esperada medalha de ouro para os donos da casa, que comparecem em grande número às ruas de Londres nesta tarde.

Depois de um desempenho frustrante na prova de estrada de sábado, Wiggins mostrou por que é ídolo dos britânicos. Na disputa em que os ciclistas largam com distância de um minuto e meio de uns para os outros e depois percorrem sozinhos 44km de trajeto, ninguém foi mais rápido que o britânico.


Ele completou a prova com o tempo de 50min39s54, batendo com relativa folga o alemão Tony Martin, atual campeão mundial, que completou o trajeto pela ruas de Londres em 51min21s54. Para ampliar a festa britânica no pódio, o bronze ficou com Christopher Froome. Campeão em Pequim/2008, o suíço Fabian Cancellara conseguiu se recuperar da queda na prova de sábado, mas terminou apenas na sétima posição.


Wiggins faturou nesta quarta-feira a sua quarta medalha de ouro em olimpíadas, a primeira em provas de estrada. Como também tem uma prata e dois bronzes, chegou a sete medalhas e se tornou o britânico com maior coleção de medalhas olímpicas.


Há dez dias, Wiggins se tornou o primeiro britânico a vencer a Volta da França, principal competição do ciclismo de estrada no mundo. O reconhecimento na Inglaterra pelo feito foi tanto que foi ele o escolhido para tocar o sino que deu início à Cerimônia de Abertura dos Jogos, na sexta-feira.


FEMININO
Entre as mulheres, a vitória foi da norte-americana Kristin Armstrong, que se sagrou bicampeã olímpica da prova, repetindo a conquista de Pequim. Ela foi seguida pela alemã Judith Arndt, medalhista de prata, e pela russa Olga Zabelinskaya, que faturou o bronze.

BRASIL
Especialista em provas contra o relógio, o brasileiro Magno Prado foi o primeiro a largar e conseguiu um bom 21.º lugar, com o tempo de 58min52s81. Ele já havia competido no sábado, mas na ocasião desistiu no meio da prova e não completou. No feminino, Clemilda Fernandes acabou no 18.º lugar, com o tempo de 41min25s39, três minutos e 50 segundos mais lenta que Armstrong. Ela terminou em 23.º a prova de estrada de domingo, como a melhor brasileira.


Continue lendo