A Nova Zelândia ganhou nesta sexta-feira a sua quarta medalha de ouro na Olimpíada de Londres, com a vitória da dupla Olivia Powrie e Jo Aleh na classe 470 da vela. Assim, a campanha olímpica neozelandesa passa a ser a segunda melhor da sua história, atrás apenas de Los Angeles/1984, quando conquistou oito títulos.
Em Londres, a Nova Zelândia já tem as quatro de ouro e mais três de prata e cinco de bronze, o que faz com que esteja na 15ª posição no quadro de medalhas. Apesar da melhor campanha em 28 anos, os neozelandeses ainda estão longe do feito de 1984, quando ganharam oito títulos - quatro na canoagem, dois na vela, um no remo e outro no hipismo - e terminaram a competição na oitava posição.
Na última edição da Olimpíada, em Pequim, há quatro anos, a Nova Zelândia terminou com três medalhas de ouro - no arremesso de peso feminino, na prova Dois Sem feminino do remo e na classe RS:X masculina da vela -, duas de prata, quatro de bronze e a 25ª colocação no quadro geral.
Já nos Jogos de Londres, os neozelandeses não conseguiram repetir os títulos conquistados em Pequim, mas isso não atrapalhou o desempenho do país, que, além do triunfo desta sexta-feira na vela, faturou três medalhas de ouro no remo: nas provas de Double Skiff, Single Skiff e Dois Sem, todos na categoria masculina. Agora, a luta é para aumentar essa conta até domingo, quando acaba a Olimpíada.