O México venceu o Japão por 3 a 1, de virada, nesta terça-feira, em Wembley, e garantiu vaga na decisão do futebol masculino nos Jogos de Londres. A equipe espera, agora, o vencedor da outra semifinal, entre Brasil e Coreia do Sul, que será disputada também nesta terça.
Essa é a primeira vez que o México chega a uma final olímpica no futebol. A melhor campanha do país nos Jogos foi em 1968, na Cidade do México, quando perdeu a medalha de bronze para o próprio Japão.
Os asiáticos saíram na frente com Otsu, que recebeu de Higashi na meia esquerda e acertou o ângulo do goleiro Corona, aos 11 minutos. O México empatou aos 30, quando Giovani dos Santos cobrou escanteio na primeira trave, Enriquez desviou e Fabian completou para o gol.
A virada veio no segundo tempo, com outro belo gol de fora da área. Peralta roubou a bola de Ohgihara e bateu no ângulo do goleiro direito do Gonda. Nos acréscimos, Cortes entrou pelo lado direito da zaga japonesa e bateu forte para definir a classificação.
A decisão da Olimpíada está marcada para sábado, às 11h (de Brasília), em Wembley. O Japão disputa o bronze na sexta, às 15h45 (de Brasília), no estádio Millennium, em Cardiff, contra o perdedor de Brasil e Coreia do Sul.