Mais velha mulher brasileira nos Jogos de Londres, Ana Luiza Ferrão, de 38 anos, deu adeus à sua participação na Olimpíada nesta quarta-feira com um desempenho frustrante. Ela foi a última colocada na disputa da pistola de 25 metros no tiro esportivo e, com isso, não conseguiu avançar à final da prova, que acontece à tarde.
Ana Luiza havia feito história no ano passado ao se tornar a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha de ouro no tiro esportivo em Jogos Pan-Americanos. Na ocasião, ela fez 570 pontos na fase eliminatória para, na final, bater o recorde pan-americano.
Em Londres, ela ficou longe de repetir o desempenho do México. Marcou 560 pontos (280 em cada fase) e acabou apenas na 39.ª posição. Se tivesse feito igualado a pontuação de Guadalajara, subiria cinco lugares, mas mesmo assim ficaria fora da final, restrita às oito primeiras.
A brasileira já havia competido em Londres na prova de pistola de ar de 10 metros do tiro esportivo, no domingo. Na ocasião, também não conseguiu se classificar para a final. Nas eliminatórias, ela ficou apenas na 43ª colocação - de 49 competidoras - ao marcar 367 pontos.
RECORDE
Na prova de Ana Luiza caiu o recorde olímpico da pistola de 25 metros. A nova marca, de 591 pontos, pertence à sul-coreana Jangmi Kim, de apenas 19 anos. O antigo recorde, 590 pontos, havia sido feito pela chinesa Luna Tao, em Sydney/2000.