Olimpíadas 2012

Juliana e Larissa faturam bronze na praia

08 ago 2012 às 18:04

Juliana e Larissa foram da apatia à superação para conquistar a medalha de bronze no vôlei de praia da Olimpíada de Londres. Entre discussões e cobranças fortes entre as duas, as brasileiras recuperaram-se de um primeiro set irreconhecível para virar sobre as chinesas Xue e Zhang por 2 sets a 1, com parciais de 11/21, 21/19 e 15/12, nesta quarta-feira.

Claramente abaladas pela derrota na semifinal para as norte-americanas Ross e Kessy, no dia anterior, Juliana e Larissa exibiram apatia incomum no primeiro set. Sob os olhares do Príncipe Harry, presente nas tribunas da Arena Horse Parade, Xue e Zhang dispararam no placar e não deram a menor chance de reação às brasileiras. A parcial terminou em 21 a 11, e Larissa mostrou inconformismo no intervalo. "Tem que espancar a bola", disse à parceira.


A bronca funcionou, e a dupla brasileira entrou no jogo no segundo set. Chegou a abrir três pontos de vantagem em 12 a 9, mas Juliana voltou a errar no ataque e as chinesas viraram para 13 a 12. "Essa menina tem quantos metros de largura? Mete a mão nessa bola", pediu Larissa, no pedido de tempo. Xue e Zhang continuaram melhores e fizeram 19 a 16. Mas as brasileiras reagiram: com dois aces de Larissa e um bloqueio de Juliana, decretaram a vitória em 21 a 19.


A arena vibrou com o triunfo brasileiro no segundo set e empurrou Juliana e Larissa para um tie-break tranquilo. Elas abriram 6 a 2 logo no começo, colocaram cinco pontos de diferença em 9 a 4. As chinesas também tiveram cinco erros no set, e apesar de uma reação no final, não conseguiram evitar a derrota em 15 a 12.


Atuais campeãs mundiais, as brasileiras chegaram a Londres como favoritas ao ouro. Não conseguiram o título, mas comemoraram a inédita medalha olímpica. Elas formaram a dupla em 2004, mas disputaram a primeira Olimpíada juntas - em Pequim/2008, Juliana sofreu contusão na fase final de preparação, obrigando Larissa a jogar com Ana Paula. E, com o bronze, aumentam a coleção de títulos na carreira: foram campeãs do Circuito Mundial de Vôlei de Praia em seis temporadas (05/06/07/09/10/11) e bicampeãs dos Jogos Pan-Americanos.

Com o resultado, Juliana e Larissa conquistaram a sexta medalha olímpica do Brasil no vôlei de praia feminino. O País já havia conseguido ouro e prata em Atlanta/1996 com Jaqueline e Sandra Pires e Adriana Samuel e Mônica, respectivamente. Também foi prata e bronze em Sydney/2000, com Adriana Behar e Shelda e Adriana Samuel e Sanda Pires, respectivamente. E prata em Atenas/2004, novamente com Adriana Behar e Shelda.


Continue lendo