Olimpíadas 2012

Grã-Bretanha elimina o Uruguai no futebol masculino

01 ago 2012 às 17:58

A Grã-Bretanha acabou com o sonho uruguaio de conquistar o tricampeonato olímpico no futebol. Os sul-americanos precisavam vencer os donos da casa para avançar às quartas de final dos Jogos de Londres, mas perderam por 1 a 0 o confronto direto disputado nesta quarta-feira, no estádio Millennium, em Cardiff, no País de Gales.

O resultado deixou os britânicos na liderança do Grupo A, com sete pontos, dois à frente do Senegal, que se classificou com o empate por 1 a 1 com os Emirados Árabes Unidos, também nesta quarta, em Coventry.


Na próxima fase, a Grã-Bretanha enfrentará a Coreia do Sul, sábado, às 15h30 (de Brasília), novamente em Cardiff. O vencedor desse confronto joga a semifinal contra Brasil ou Honduras. Já o Senegal encara o México, também no sábado, às 10h30 (de Brasília), em Londres, e decidirá uma vaga na decisão quem passar de México e Japão.


O gol que garantiu a classificação britânica foi marcado por Sturridge, aos 46 minutos do primeiro tempo. O atacante do Chelsea se antecipou à zaga para completar cruzamento de Allen na pequena área. Tendo à frente a badalada dupla formada por Luis Suárez, do Liverpool, e Edinson Cavani, do Napoli, o Uruguai pressionou, mas não conseguiu nem ao menos o empate. Esses dois, aliás, despediram-se dos Jogos sem terem marcado um único gol.


A derrota desta quarta acabou com os 100% de participação dos uruguaios em olimpíadas. Eles haviam disputado o torneio de futebol dos Jogos por duas vezes e em ambas conquistaram a medalha de ouro, em 1924 e 1928.


Em Coventry, o Senegal perdeu a chance de avançar como líder da chave, mas ao menos garantiu a classificação com o empate. Os Emirados Árabes saíram na frente com Matar, aos 21 minutos do primeiro tempo, mas Konate igualou aos 4 da segunda etapa - foi seu terceiro gol na Olimpíada, do qual é artilheiro, ao lado do hondurenho Bengtson e do egípcio Salah.

Confira os confrontos das quartas de final: Japão x Egito, México x Senegal, Brasil x Honduras, Grã-Bretanha x Coreia do Sul.


Continue lendo