Com cinco novos títulos nesta quinta-feira, os Estados Unidos ultrapassaram a China e voltaram a liderar o quadro de medalhas da Olimpíada de Londres. Os norte-americanos ganharam ouro no futebol feminino, decatlo, salto triplo, polo aquático e boxe, enquanto os chineses se garantiram apenas nos saltos ornamentais. Agora, os líderes já somam 39 de ouro, com duas de vantagem sobre os rivais.
A prata de Alison e Emanuel no vôlei de praia não segurou o desempenho brasileiro em Londres. O Brasil está agora em 26º lugar, após ter perdido posição para a República Checa, que garantiu seu segundo ouro no lançamento de dardo feminino. Mas a delegação brasileira já tem outras quatro medalhas garantidas: duas no boxe, uma no vôlei feminino e outra no futebol masculino - falta definir apenas qual será o lugar deles no pódio.
Outro destaque do dia foi a Hungria, que teve um bom aproveitamento nesta quinta-feira ao subir ao pódio quatro vezes - três delas só na canoagem. Com duas novas medalhas de ouro, na canoagem e na maratona aquática, os húngaros agora aparecem na oitava colocação geral.
Quem também brilhou nesta quinta-feira em Londres foi a Jamaica. Usain Bolt, Yohan Blake e Warren Weir fizeram a festa jamaicana com um pódio triplo na prova de 200 metros do atletismo. A ilha caribenha tem agora três de ouro, três de prata e três de bronze, ocupando o 17º lugar.
Nos 800 metros do atletismo, o título já era esperado: atual campeão mundial, o queniano David Rudisha confirmou o favoritismo e venceu a prova. Mas se o ouro foi previsível, a prata trouxe uma surpresa. Nijel Amos foi o primeiro atleta da história a conquistar uma medalha olímpica para a Botsuana, país desértico localizado no sul da África.
Entre as demais estreias do quadro de medalhas nesta quinta-feira, destaque para a Letônia. Enquanto a Alemanha garantiu o ouro no vôlei de praia, deixando o Brasil com a prata, a Letônia surpreendeu ao vencer a Holanda na disputa do terceiro lugar e conquistar o bronze. Primeira medalha também para o Afeganistão, que subiu ao pódio ao lado dos Estados Unidos para ganhar o bronze no tae kwon do. Da luta livre saiu o primeiro pódio da Bulgária, uma prata na categoria até 72kg.