Olimpíadas 2012

EUA encostam na líder China no quadro de medalhas

02 ago 2012 às 19:44

Com uma única nova conquista no tênis de mesa, a China viu sua liderança no quadro de medalhas da Olimpíada ser seriamente ameaçada pelos Estados Unidos nesta quinta-feira. Enquanto os chineses engordaram sua conta de pódios com um título, dois segundos lugares e um terceiro, os norte-americanos estiveram perto de dominar as quatro competições de natação do dia e ainda venceram na ginástica artística e no judô. Assim, ambos estão agora com as mesmas 18 de ouro.

A China permanece na frente na lista por causa das suas 11 medalhas de prata - os Estados Unidos têm nove. Os norte-americanos, no entanto, estão com mais pódios no total: 37 a 34, pois somam 10 de bronze contra cinco dos chineses.


A grande arma norte-americana para encostar na China foi a natação. Michael Phelps ficou com o ouro nos 200 metros medley, virando o primeiro nadador da história a vencer a mesma prova pela terceira Olimpíada seguida. Nos 200 metros costas, vitória de outro norte-americano, Tyler Clary. Nas competições femininas, Rebecca Soni bateu o recorde mundial nos 200 metros peito e garantiu mais um título para o país. A única prova em que os EUA não subiram ao pódio foi os 100 metros livre feminino, vencida pela Holanda.


No judô, o título foi para a norte-americana Kayla Harrison, mas o Brasil também comemorou. A quarta medalha brasileira nos Jogos de Londres veio com a judoca Mayra Aguiar, que conquistou um bronze na categoria até 78kg, após perder para a própria Kayla nas semifinais e se recuperar na sequência com a vitória sobre a holandesa Marhinde Verkerk na disputa do terceiro lugar. Mas nem o novo pódio impediu o País de cair uma posição no quadro: agora ocupa a 18ª colocação geral, com uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze.


A segunda grande chance de medalha do Brasil no dia estava depositada em Thiago Pereira, nos 200 metros medley. Ele perdeu o bronze para o húngaro Laszlo Cseh, que completou a prova 52 centésimos de segundo a frente do brasileiro. Cesar Cielo e Bruno Fratus, por sua vez, se classificaram para a final dos 50 metros livre, que será disputada na sexta-feira.

Enquanto isso, a Grã-Bretanha deu mais um passo em direção ao seu objetivo de terminar a Olimpíada de Londres na terceira posição do quadro de medalhas. Foram seis pódios nesta quinta-feira, com três novas medalhas de ouro, no ciclismo, canoagem e tiro. A anfitriã agora está na quinta posição geral, ainda atrás da França, que terminou o dia com mais um ouro, na canoagem. Já a Coreia do Sul, atual terceira colocada, conseguiu um título no tiro com arco.


Continue lendo