Os Estados Unidos confirmaram o amplo favoritismo, derrotaram a Argentina na semifinal e se garantiram na decisão do torneio de basquete masculino dos Jogos Olímpicos de Londres, nesta sexta-feira. O adversário até chegou a ameaçar em alguns momentos, mas LeBron James, Carmelo Anthony e Kevin Durant apareceram no segundo tempo para fazer a seleção norte-americana disparar no placar e garantir a vitória por 109 a 83.
Esta é a segunda decisão consecutiva dos Estados Unidos, que buscam sua 14.ª medalha de ouro no basquete masculino. O jogo desta sexta ainda foi um tira-teima do confronto entre esses países. Em Atenas, 2004, a Argentina levou a melhor na semifinal contra os norte-americanos e ficou com o ouro. Quatro anos depois, os Estados Unidos deram o troco, venceram os argentinos, também nas semifinais, e se sagraram campeões.
Na decisão, os norte-americanos enfrentarão a Espanha, mesma equipe que venceram na final dos Jogos de Pequim, em 2008. O confronto acontecerá neste domingo, às 11 horas (de Brasília). Já a Argentina terá que se contentar com a briga pelo bronze, contra a Rússia, depois de eliminar o Brasil nas quartas de final.
Nesta sexta, os Estados Unidos abriram boa vantagem logo nos primeiros minutos e chegaram a liderar por 12 pontos. Após um pedido de tempo do técnico Julio Lamas, a Argentina melhorou e, com grande atuação de Manu Ginóbili, cortou a diferença para três pontos. Mas os argentinos passaram a errar muitos arremessos e, no contra-ataque, os norte-americanos voltaram a distanciar. No final do primeiro tempo, o placar apontava 47 a 40.
Com um ótimo início de terceiro período, a Argentina equilibrou a partida, diminuiu a diferença para quatro pontos, mas voltou a errar. Foi aí que Kevin Durant começou a acertar arremessos de longa distância. Foram cinco bolas de três pontos para o ala do Oklahoma City Thunder, e logo a vantagem chegou a 19 pontos. No último quarto, Carmelo Anthony também apareceu, os Estados Unidos abriram 29 e administraram até o final.
O cestinha da partida foi Durant, com 19 pontos. LeBron James também se destacou, com 18 pontos, sete rebotes e sete assistências. Também com 18 pontos, apareceu Carmelo Anthony, que converteu quatro arremessos de três pontos. Pelo lado argentino, Ginóbili foi o melhor em quadra, com 18 pontos. Luis Scola e Carlos Delfino contribuíram com 15 cada um.