Olimpíadas 2012

EUA batem recorde brasileiro em massacre no basquete

02 ago 2012 às 20:34

Os Estados Unidos protagonizaram uma noite histórica para o basquete mundial nesta quinta-feira, quebrando recordes na vitória por 156 a 73 sobre a Nigéria, pela terceira rodada do torneio masculino da Olimpíada de Londres. Com os 156 pontos marcados, os norte-americanos se tornaram os maiores pontuadores em uma partida de Jogos Olímpicos, superando os 138 anotados pelo Brasil diante do Egito, em Seul-1988.

Com 37 pontos, Carmelo Anthony também escreveu seu nome na história dos Jogos. O ala do New York Knicks se tornou o maior cestinha de uma partida olímpica, superando com tranquilidade os 31 pontos marcados por Stephon Marbury, também dos Estados Unidos, em Atenas, em 2004.


A disparidade da partida foi tanta que os Estados Unidos teriam vencido mesmo se fossem computados apenas seus arremessos de três pontos. Foram 29 cestas de longa distância para equipe, em 46 tentativas, o que resultou em 87 pontos, 14 a mais do que os 73 marcados pela Nigéria.


E a partida foi um passeio desde o começo. Com um início arrebatador, a seleção norte-americana alcançou a incrível marca de 49 pontos no primeiro período. Só o ala Kobe Bryant conseguiu 14 pontos nos primeiros dez minutos. No segundo quarto, os astros da NBA diminuíram o ritmo, o que não fez com que o show acabasse. Eles foram para o intervalo vencendo por 78 a 45.


No segundo tempo, os Estados Unidos comprovaram a grande exibição. Com a vitória garantida, os jogadores queriam dar espetáculo e quebrar recordes. Além da maior pontuação da história, Carmelo Anthony acertou 10 arremessos de três na partida, igualando a marca obtida antes apenas pelo brasileiro Oscar e o canadense Karl Tilleman.


Para aumentar ainda mais o feito, Carmelo conseguiu esses números em apenas 14 minutos que atuou. Isso porque no último período o técnico Mike Krzyzewski deixou somente os reservas em quadra. Aí o show ficou por conta de Russell Westbrook, segundo maior cestinha da partida, com 21 pontos.

A atuação história dos Estados Unidos fez com que a equipe chegasse aos seis pontos, na liderança isolada do Grupo A. Principais favoritos ao título, eles voltam á quadra neste sábado, quando enfrentam a Lituânia.


Continue lendo