Embalado pelo título mundial indoor, conquistado em março, o brasileiro Mauro Vinícius da Silva, o Duda, avançou à final do salto em distância com a melhor marca, obtida nesta sexta-feira, no Estádio Olímpico de Londres.
Duda saltou 8,11 metros em sua segunda tentativa, após marcar 8,07 metros, e igualou sua melhor marca em pista ao ar livre. O bom resultado o alçou à posição de favorito para a disputa da medalha de ouro, neste sábado, a partir das 15h55 (horário de Brasília).
Além da melhor marca, Duda conta ainda com fracas atuações dos rivais. Campeão em Pequim/2008, o panamenho Irving Saladino nem sequer chegou à final. Voltando de uma cirurgia no joelho, ele não conseguiu validar nenhum de seus três saltos. Outro possível favorito, o bicampeão mundial Dwight Phillips, dos Estados Unidos, não conseguiu se classificar para a Olimpíada, por causa de uma lesão.
Na final deste sábado, Duda calcula que precisa salvar 8,30 metros para conquistar uma medalha. No Mundial indoor de Istambul, em março, ele conquistou o título com 8,23 metros, depois de fazer 8,28 metros nas eliminatórias.