Diogo Silva perdeu nesta quinta-feira nas semifinais da categoria até 68kg e desperdiçou a oportunidade de ser o primeiro brasileiro a disputar uma final olímpica no tae kwon do. Ele foi derrotado pelo iraniano Mohammad Bagheri Motamed pela decisão dos árbitros após empate por 5 a 5 e não tem mais chances de faturar a medalha de ouro na Olimpíada de Londres.
Apesar disso, Diogo Silva ainda tem chances de faturar o bronze nesta edição dos Jogos. O brasileiro vai buscar a medalha contra o vencedor da luta entre o norte-americano Terrence Jennings e o ucraniano Hryhorii Husarov. Já o iraniano tentará faturar a medalha de ouro em luta contra o turco Servet Tazegul. A definição das medalhas da categoria até 68kg do tae kwon do acontece ainda nesta quinta-feira.
A luta válida pelas semifinais começou bem estudada, sem pontuação para os competidores. Com dores no pé esquerdo, Diogo Silva precisou receber atendimento médico duas vezes no primeiro round. No segundo assalto, o lutador iraniano pontuou duas vezes, com um chute de direita e uma punição imposta ao brasileiro.
Diogo Silva tentou reverter a vantagem do iraniano no terceiro e último round. Porém, o seu adversário somou mais dois pontos, com um chute e uma punição ao brasileiro para fazer 5 a 1. No final do round decisivo, no entanto, Diogo Silva reagiu e empatou o combate ao acertar um chute giratório na cabeça de Mohammad Bagheri Motamed.
Assim, a disputa seguiu para o golden point. Nenhum dos lutadores conseguiu pontuar, o que deixou a decisão na mão dos árbitros, que deram a vitória para o iraniano, que, assim, se classificou para a decisão.
Antes da semifinal, Diogo Silva conquistou duas vitórias na Olimpíada. Na estreia, o brasileiro venceu o usbeque Dmitriy Kim por 3 a 2, em combate definido apenas no golden score. Depois, superou o jordaniano Mohammad Abulibdeh por 7 a 5.