Olimpíadas 2012

'Corpo mole' permite medalhas a novatos no badminton

04 ago 2012 às 15:10

Em cinco edições olímpicas, apenas sete países concentram todas as 24 medalhas distribuídas no badminton. Só neste sábado, em Londres, quatro nações diferentes subiram ao pódio da modalidade, três delas estreantes: Índia, Japão e Rússia. A China, soberana na modalidade, conquistou os dois ouros que estavam em jogo no dia.

Essa novidade no badminton só foi possível pela exclusão de quatro duplas femininas dos Jogos de Londres, acusadas de "corpo mole" na última rodada da primeira fase. E todas as parcerias eliminadas eram candidatas à medalha, sendo uma da Indonésia, duas da Coreia do Sul, além das chinesas campeãs mundiais. Tudo para ter uma chaveamento melhor na fase de mata-mata.


Assim, sobrou espaço para três azarãs chegarem até a semifinal. O Japão foi quem teve melhor desempenho, avançando à semifinal, mas ali Mizuki Fujii e Reika Kakiiwa não foram páreo para as chinesas Yunlei Zhao e Qing Tian, que venceram por 2 sets a 0, parciais de 21/10 e 25/23 e conquistaram o ouro.


Na surpreendente disputa pelo bronze, duas grandes zebras. As russas Vislova e Sorokina, apenas 18.ª colocadas do ranking mundial, levaram a melhor sobre Li e Bruce, do Canadá, que aparecem em 27.º da lista, e deram a primeira medalha da história da Rússia no badminton olímpico.


Também neste sábado foi fechada a chave de simples feminina. Favorita à medalha de bronze, Xin Wang, segunda do ranking mundial, venceu o primeiro set por 21/18, mas se machucou no começo do segundo set e desistiu do confronto, entregando o bronze de bandeja para a indiana Saina Nehwal.


Isso impediu que a China tivesse seu primeiro pódio completo em Londres. Isso porque a final foi toda vermelha, com vitória de Xuerui Li, a terceira do ranking mundial, sobre Yihan Wang, a primeira da lista, por equilibrados 2 sets a 1, parciais de 21/15, 21/23 e 21/17.

Ao fim de três disputas - as finais de simples e duplas masculinas são no domingo - a China tem desempenho quase perfeito no badminton, com três ouros e duas pratas. Só não ganharam medalha a dupla feminina que foi desclassificada e Xin Wang, que se lesionou.


Continue lendo