Olimpíadas 2012

Com 3º tempo, Bolt avança à final dos 100 metros

05 ago 2012 às 16:58

Com facilidade, Usain Bolt garantiu sua vaga na final dos 100 metros nos Jogos de Londres. Neste domingo, o jamaicano fez o tempo de 9s87 e não deu chances aos rivais de sua série. Mesmo sem fazer muito esforço, ele marcou o terceiro tempo das semifinais e só foi superado pelo norte-americano Justin Gatlin (9s82) e o compatriota Yohan Blake (9s85).

Além dos três, avançaram à aguardada final os norte-americanos Tyson Gay e Ryan Bailey, o holandês Churandy Martina, o jamaicano Asafa Powell e Richard Thompson, de Trinidad e Tobago.


Sem surpresas, as semifinais foram marcadas pelo grande desempenho dos favoritos. Além de Bolt, Blake e Gay se pouparam nos metros finais, visando à final, que será disputada ainda neste domingo, às 17h50 (horário de Brasília).


Bolt disputou a segunda série das semifinais. Ele voltou a ter dificuldade na largada, mas compensou nos metros seguintes com uma grande performance. Com larga vantagem, ele chegou a olhar para os lados antes de reduzir o ritmo quando ainda faltavam cerca de 30 metros para a linha de chegada. O segundo mais rápido de sua série foi o norte-americano Ryan Bailey, com 9s96. Ele havia registrado o melhor tempo das eliminatórias, com 9s88.


Antes de Bolt se destacar na pista do estádio olímpico, Justin Gatlin mostrou força na primeira semifinal. Mas, ao contrário do jamaicano, o americano não aliviou nos metros finais. Marcou 9s82 e se credenciou para a final.


Na mesma série, Asafa Powell foi apenas o terceiro, com 9s94, e perdeu a chance de avançar direto pela colocação. Assim, precisou esperar pelas demais séries para ficar com a sexta vaga. Nesta segunda série das semifinais, o segundo mais rápido foi o holandês Churandy Martina, com o tempo de 9s91.


A terceira e última semifinal teve Yohan Blake como protagonista. Dono do melhor tempo do ano (9s75), o jamaicano venceu a série após duelar com Tyson Gay no trecho final da distância. Os dois, porém, acabaram reduzindo a velocidade nos últimos metros. O americano avançou com o quarto melhor tempo: 9s90.

A principal ausência na decisão dos 100 metros será o britânico Dwain Chambers. Ele foi apenas o décimo mais rápido das semifinais, com 10s05, e acabou sendo eliminado da disputa. Nas eliminatórias, registrou 10s02, mesmo tempo de Richard Thompson, último classificado para a final, na segunda série das semifinais.


Continue lendo