Olimpíadas 2012

Com 3 de ouro, África do Sul busca campanha histórica

02 ago 2012 às 16:01

A África do Sul ganhou nesta quinta-feira sua terceira medalha de ouro na Olimpíada de Londres, na prova do Quatro Sem masculino do remo. Com essa conquista, o país chega perto de superar seu melhor desempenho na história dos Jogos Olímpicos, quando faturou quatro títulos e terminou a competição na sétima colocação no quadro geral de medalhas, em Estocolmo/1912, há exatos cem anos.

Fortes no atletismo, os sul-africanos podem vencer com Caster Semenya, que disputará as provas de 800 metros e 1.500 metros. Outra aposta é Oscar Pistorius, que irá participar da prova de revezamento 4x400 metros e já deu o que falar antes mesmo do começo da Olimpíada de Londres: ele é o primeiro atleta biamputado da história a disputar os Jogos Olímpicos.


A surpresa da África do Sul na Olimpíada de Londres está sendo a natação, que rendeu dois títulos inéditos ao país. Cameron van der Burgh foi o campeão na prova dos 100 metros peito e Chad le Clos faturou uma de ouro nos 200 metros borboleta, desbancando o favorito norte-americano Michael Phelps.


Em Pequim, a África do Sul fez sua pior campanha na história dos Jogos: apenas uma medalha de prata, no salto em distância - que rendeu a 74ª posição ao final dos Jogos, muito próximo dos últimos colocados.

No momento, os sul-africanos dividem a 10ª colocação do quadro de medalhas com o Casaquistão. Mas podem aumentar o número de pódios ainda nesta quinta-feira, quando a nadadora Suzaan van Biljon disputa a final dos 200 metros peito.


Continue lendo