Olimpíadas 2012

Ciclista brasileiro abandona BMX com suspeita de lesão

09 ago 2012 às 13:06

Depois de Poliana Okimoto abandonar a maratona aquática com hipotermia, acabou no posto médico o sonho de medalha para outro brasileiro nos Jogos de Londres nesta quinta-feira. Renato Rezende vinha bem no ciclismo BMX, mas sofreu uma queda na segunda bateria de quartas de final, foi atropelado pelos adversários, e abandonou a disputa.

O garoto de 21 anos não estava entre os favoritos à medalha, até porque não há no Brasil pista de Supercross como a de Londres - ele teve que treinar na Argentina. Mas Renato surpreendeu na tomada de tempo de quarta-feira, sendo o oitavo mais rápido entre 32 competidores.


Nesta quinta, ele abriu as quartas de final chegando em segundo lugar na primeira de cinco baterias - são oito competidores por grupo e avançam para as semifinais os quatro que somarem menos pontos perdidos.


Dentre os oito ciclistas de sua bateria, ele foi o segundo melhor da tomada de tempo. Por isso, largava numa posição privilegiada, mais fechada em relação à primeira curva. Mas, na segunda bateria, ele acabou largando mal, não acompanhou o holandês, o mais rápido, e acabou escorregando na curva. Logo foi atropelado pelo ciclista do Equador.

O acidente fez com que Renato não conseguisse terminar a bateria e precisasse de atendimento médico para deixar a pista. A suspeita é a de que tenha tido uma luxação no ombro. Assim, não voltou para competir nas três baterias seguintes.


Continue lendo