A chinesa Wu Jingyu conquistou nesta quarta-feira a primeira medalha de ouro do tae kwon do nos Jogos de Londres. Ela derrotou na final a espanhola Brigitte Yague por 8 a 1, na categoria até 49kg.
Jingyu era a grande favorita ao ouro. Bicampeã mundial, ela não decepcionou. Venceu suas quatro lutas com boa vantagem e quase não foi ameaçada pelas rivais. Campeã do mundo em 2009, Brigitte Yague teve que se contentar com a prata.
A medalha de bronze ficou com a tailandesa Chanatip Sonkham e a croata Lucija Zaninovic. No tae kwon do, há sempre dois atletas no último degrau do pódio. Derrotadas nas semifinais, Sonkham e Zaninovic levaram o bronze porque venceram seus duelos contra as vitoriosas da repescagem.
No masculino, o espanhol Joel Gonzalez também confirmou o favoritismo e levou o ouro na categoria até 58kg. Atual número 1 do mundo, ele bateu o sul-coreano Lee Dae-hoon por 17 a 8 na decisão e ampliou sua coleção de conquistas. Gonzalez é bicampeão mundial. A medalha de bronze ficou com o russo Alexey Denisenko e o colombiano Oscar Munoz Oviedo.
O Brasil terá dois representantes no tae kwon do em solo britânico. Diogo Silva fará sua estreia já na manhã desta quinta-feira, na categoria até 68kg. O brasileiro está voltando aos Jogos após ser quarto colocado em Atenas/2004 e ficar de fora em Pequim/2008.
No feminino, a representante brasileira será mais uma vez Natália Falavigna, na categoria até 67kg. Ela estreará na manhã de sábado. Natália conquistou a medalha de bronze na Olimpíada de Pequim.