Luiz Alberto de Araújo reagiu na tarde desta quarta-feira e subiu na colocação geral do decatlo nos Jogos de Londres. O brasileiro, que terminou a manhã em 17º, alcançou a 14ª posição ao fim das provas de salto em altura e 400 metros.
Ele soma agora 4.117 pontos, ainda distante dos norte-americanos Ashton Eaton (4.661) e Trey Hardee (4.441), líderes da classificação geral.
Com desempenho irregular, Araújo teve colocação discreta no salto em altura. Foi apenas o 10º colocado de sua série, empatado outros dois atletas, com a marca de 1,93 metro. O melhor desta modalidade foi o cubano Leonel Suarez, com 2,11 metros.
O brasileiro reagiu nos 400 metros. Foi o mais rápido de sua série, com o tempo de 48s25, e o quinto melhor da modalidade. O americano Ashton Eaton foi o mais veloz, com 46s90, na última das quatro séries.
Araújo tentará se aproximar dos líderes da prova nesta quinta-feira. Pela manhã acontecem as disputas dos 110 metros com barreiras, lançamento de disco e salto com vara. À tarde, os atletas vão competir no lançamento de dardo e, finalmente, nos 1.500 metros.
Ainda nesta quarta, a norte-americana Brittney Reese confirmou o favoritismo e levou o ouro no salto em distância, prova que contou com a brasileira Maurren Maggi, eliminada ainda na primeira rodada. Campeã olímpica em Pequim, com 7,04 metros, Maurren não passou dos 6,37 metros na eliminatória.
Sem a brasileira na disputa, Reese, bicampeã mundial, saltou 7,12 metros em sua segunda tentativa e não foi mais alcançada pelas rivais. A prata ficou com a russa Elena Sokolova, com 7,07 metros, enquanto o bronze foi para a norte-americana Janay Deloach, com 6,89 metros.