Lara Teixeira e Nayara Ribeiro se disseram surpreendidas pela saída nas eliminatórias do dueto do nado sincronizado nesta segunda-feira. As brasileiras ficaram no 13º lugar na classificação geral e não conseguiram uma das 12 vagas para a final, marcada para esta terça. Dessa forma, elas repetem em Londres a colocação da Olimpíada de Pequim, há quatro anos.
As brasileiras conseguiram nesta segunda 87.000 pontos na rotina livre. Essa pontuação, somada aos 87.100 obtidos na rotina técnica, no domingo, dão à dupla um total de 174.100 pontos, 60 a menos que a Coreia do Sul, que ficou com a última vaga.
"Fizemos tudo o que podíamos e o público deu um retorno muito bacana. A nota não foi o que imaginávamos, mas estamos satisfeitas. Agora, só vendo no vídeo o que aconteceu e o que podemos melhorar", disse Lara.
Apesar do resultado, a técnica canadense Leslie Sproule, que acompanha o dueto desde o início do ano, elogiou a evolução das nadadoras. "Nosso foco era melhorar a intensidade do final da apresentação e elas conseguiram fazer isso hoje, a segunda metade da rotina foi ainda melhor do que a primeira. Elas deixaram tudo o que podiam na piscina e saíram felizes com o que fizeram, mas as notas são diferentes em cada competição e é muito difícil dizer o que é preciso fazer para que elas cheguem na casa dos 90.000", analisou.
Atuais campeãs mundiais da modalidade, as russas Natalia Ishchenko e Svetlana Romashina se classificaram em primeiro lugar, com um total de 196.800 pontos. As chinesas Xuechen Huang e Ou Liu ficaram em segundo, com 192.810, seguidas das espanholas Ona Carbonell Ballestero e Andrea Fuentes Fache, com 192.590. Canadá, Japão, Ucrânia, Itália, Grécia, Grã-Bretanha, Estados Unidos, França e Coreia do Sul completaram as vagas na final.