Olimpíadas 2012

Brasil já garante maior número de medalhas da história

10 ago 2012 às 20:17

Com quatro pódios garantidos para os dois últimos dias dos Jogos de Londres, o Brasil já soma o maior número de medalhas conquistadas em uma única edição da Olimpíada. Esquiva Falcão luta pelo ouro no boxe peso médio (até 75kg), bem como as seleções brasileiras de vôlei (masculino e feminino) e de futebol (masculino). Com as 12 recebidas até agora, serão 16 no total, uma a mais do que as melhores marcas anteriores, conseguidas em Atlanta/1996 e Pequim/2008.

Em Londres, o ouro já veio duas vezes: com Sarah Menezes no judô e Arthur Zanetti na ginástica artística. O Brasil também ganhou duas de prata, com Thiago Pereira e Alison/Emanuel, e oito de bronze, com Yamaguchi Falcão Florentino, Felipe Kitadai, Mayra Aguiar, Rafael Silva, Cesar Cielo, Adriana Araújo, Juliana/Larissa e Robert Scheidt/Bruno Prada.


Em Atlanta/1996, o Brasil conquistou 15 medalhas: três de ouro, três de prata e nove de bronze. E repetiu o feito em Pequim/2008, só que desta vez com três de ouro, quatro de prata e oito de bronze. Agora, porém, a contagem já chegou a 16, podendo ser até seis de ouro.


Mas a soma total das medalhas não garante melhor posição no quadro. Por este critério, a melhor campanha olímpica do Brasil continua sendo a de Atenas/2004, quando a delegação brasileira voltou para casa com cinco de ouro, entre as 10 medalhas conquistadas, e a 18ª posição no geral. Naquele ano, os títulos vieram com Robert Scheidt (vela), Torben Grael/Marcelo Ferreira (vela), Rodrigo Pessoa (hipismo), Ricardo/Emanuel (vôlei de praia) e a seleção masculina de vôlei.

Em Londres, portanto, o Brasil ainda tem chances de superar a campanha histórica de Atenas e atingir o seu maior número de títulos numa única edição. Neste sábado, acontece a final do futebol às 11 horas (horário de Brasília), a do vôlei feminino às 14h30 e a do boxe às 17h45. E no domingo, o vôlei masculino briga pelo ouro a partir das 9 horas.


Continue lendo