Olimpíadas 2012

Brasil descarta derrota para fugir dos EUA no basquete

04 ago 2012 às 18:31

A seleção brasileira masculina de basquete assumiu neste sábado o segundo lugar do Grupo B da Olimpíada de Londres com sua vitória sobre a China e a derrota da Espanha para a Rússia. O problema é que o vice-líder da chave cruzaria com os Estados Unidos, favoritos à medalha de ouro, numa hipotética semifinal.

A imprensa espanhola cogita uma possível derrota proposital no confronto direto com o Brasil, na segunda-feira, para conseguir um chaveamento teoricamente menos difícil. "Deveria a Espanha deixar-se perder para o Brasil?", questiona o site do diário Marca. Do lado brasileiro, o técnico Rubén Magnano não quer saber de projeções e não abre mão da vitória para ficar na segunda colocação.


"Um técnico não pode fazer especulações, mas sim preparar um esquema para sua equipe ganhar. A mentalidade tem que ser vencedora para uma equipe ser campeã. Por exemplo: um time fica em primeiro numa chave e vai pegar o quarto da outra. Se os jogadores pensarem que será mais fácil, vão perder. Nos Jogos Olímpicos não tem time fraco e falo com experiência", disse Magnano, medalhista de ouro com a Argentina em Atenas, em 2004, depois de vencer Estados Unidos na semifinal e Itália na decisão.

"Vamos jogar para vencer a Espanha. Depois vamos pensar nas quartas de final antes de chegar as semifinais", concordou o ala Marquinhos. "É jogar para vencer e depois analisar quem virá pela frente", finalizou Marcelinho Machado.


Continue lendo