A equipe brasileira do 4x100 metros medley masculino decepcionou nesta sexta-feira e ficou fora da final na Olimpíada de Londres. Sem a presença de Cesar Cielo, poupado para a final dos 50 metros livre, a equipe fechou as eliminatórias com o tempo de 3min37s00 e ficou na frustrante última colocação de sua série.
Concorrendo na primeira bateria ao lado de fortes equipes como Austrália e Holanda, os brasileiros tiveram um início ruim de prova e, na sequência, não conseguiram mais se recuperar. Ficou longe, assim, de seu tempo de balizamento, de 3min34s58.
Prata nos 400 metros medley, Thiago Pereira nadou o costas e fechou em sétimo. Na sequência Felipe França até diminuiu a diferença no início do peito, mas caiu de ritmo no final e despencou para oitavo. Kaio Márcio, no borboleta, e Marcelo Chierighini, no livre, pouco acrescentaram e o Brasil fechou em último da série e 15º na classificação geral.
O melhor tempo das semifinais foi da equipe norte-americana, que nadou na segunda bateria e fechou em 3min32s65. A Grã-Bretanha, na série brasileira, surpreendeu e fechou em segundo no geral, com 3min33s44, seguida por Japão e Austrália.
No 4x100 metros livre feminino, sem a presença brasileira, a Austrália terminou bem na frente das demais concorrentes e fechou as eliminatórias em primeiro com 3min55s42. Japonesas vieram em segundo com 3min57s87, seguidas pelas dinamarquesas.
Já nos 1500 metros livre masculino o melhor tempo da classificação foi do chinês Yang Sun, de 14min43s25, quase três segundos na frente do segundo melhor classificado, o tunisiano Oussama Mellouli.