Olimpíadas 2012

Bernardinho elogia o time e valoriza papel dos veteranos

10 ago 2012 às 18:01

A seleção brasileira de vôlei chegou desacreditada à Olimpíada de Londres por conta do sexto lugar na Liga Mundial, sua pior colocação na história do torneio. Mas bastou um mês para o time redescobrir seu potencial e voltar a jogar com a autoridade dos velhos tempos. Nesta sexta-feira, arrasou a Itália por 3 a 0 na semifinal dos Jogos de Londres e ganhou elogios rasgados do sempre exigente Bernardinho. "Essa foi uma das melhores atuações dessa equipe", disse, em entrevista ao SporTV.

O Brasil manteve ritmo intenso em quase todo o jogo, com exceção ao início do terceiro set, único período em que ficou em desvantagem de mais de dois pontos no placar. O time foi eficiente em todos os fundamentos: conseguiu neutralizar o saque forçado, ponte forte dos italianos, fez seis pontos provenientes de seu serviço e dez pontos de bloqueio.


Bernardinho teve poucos momentos de ira durante o jogo. Preferiu aplaudir os acertos, que se sucediam rapidamente, e elogiou o espírito de grupo dos veteranos Giba e Ricardinho. "A coisa mais bacana que vou levar dessa campanha é ver jogadores como Ricardinho e Giba de fora, mas ajudando o tempo todo. Isso demonstra que o caminho é esse", disse, citando também a ascendência dos campeões olímpicos de 2004 sobre o time. "O Bruno fez uma partida excepcional, e conseguiu isso com o apoio do Ricardinho e os ensinamentos."


O sentimento de união alavanca o desempenho até de quem não tem rodagem pela seleção. O oposto Wallace, novato em olimpíadas, teve a missão de substituir o campeão mundial Leandro Vissotto, contundido, mas respondeu bem à pressão e terminou o jogo como segundo maior pontuador brasileiro, com 12 acertos, atrás apenas de Murilo, com 15. "Entrar tranquilo desse jeito numa semifinal olímpica é difícil. Devo tudo aos meus companheiros, eles estão sempre me ajudando, me dando apoio", afirmou.

Embalado, o time de Bernardinho decidirá a medalha de ouro em Londres contra a Rússia, neste domingo, às 9h (horário de Brasília). As duas seleções se enfrentaram na primeira fase e o Brasil venceu por 3 sets a 0.


Continue lendo