Olimpíadas 2012

Atropelada por EUA, Argentina pega Brasil no basquete

06 ago 2012 às 20:35

Poucas horas depois de derrotar a Espanha, nesta segunda-feira, a seleção brasileira masculina de basquete conheceu seu adversário nas quartas de final da Olimpíada de Londres. Os comandados de Rubén Magnano terão pela frente um clássico sul-americano contra a Argentina, que foi atropelada pelos Estados Unidos no último jogo da primeira fase do torneio, por 126 a 97.

Com o resultado, os argentinos terminaram na terceira colocação do Grupo A, com oito pontos ganhos, e terão pela frente os brasileiros, que terminaram em segundo no Grupo B, com nove pontos, após a vitória sobre a poderosa Espanha, por 88 a 82. Já os Estados Unidos, favoritos ao título, passam às quartas sem nenhuma derrota, na liderança da chave, e agora terão pela frente os australianos.


A rivalidade entre Brasil e Argentina no basquete masculino cresceu nos últimos anos, com a ascensão brasileira no esporte. Depois de dolorosas derrotas para os argentinos nas semifinais do Pré-Olímpico das Américas de 2007, quando perdeu a chance de ir a Pequim, e nas oitavas de final do Mundial de 2010, a seleção venceu os maiores rivais na segunda fase do Pré-Olímpico do ano passado, em plena Mar de Plata. Na decisão, com ambas as equipes já garantidas em Londres, os donos da casa voltaram a vencer.


Nesta segunda-feira, no entanto, a Argentina não foi páreo para os Estados Unidos. Com grande atuação de Ginóbili, que anotou 11 pontos no primeiro quarto, os sul-americanos até conseguiram equilibrar o início do jogo e foram para o intervalo do primeiro para o segundo tempo perdendo apenas por um ponto: 60 a 59.


No terceiro período, no entanto, os norte-americanos apertaram a marcação e começaram a acertar bolas de longa distância. Assim, a Argentina conseguiu marcar apenas 17 pontos, enquanto os Estados Unidos responderam com 42. Com a partida praticamente definida, as equipes pouparam vários jogadores no último quarto e esperaram o tempo passar.

O destaque da partida foi o ala Kevin Durant, cestinha com 28 pontos, sendo 24 em bolas de três, boa parte delas no terceiro período. LeBron James, com 18 pontos, Chris Paul, com 17 pontos e sete assistências, também tiveram boas atuações. Pelo lado argentino, Ginóbili terminou com 16 pontos e Carlos Delfino, com 13.


Continue lendo